30 de Setembro 2022 07:27
Segue-nos

O que procura?

SportMagazineSportMagazine

Surf

Seleção Nacional anunciada para os ISA World Surfing Games

Francisca Veselko, surfista portuguesa. Foto: Jorge Matreno/ANSurfistas

A Seleção Nacional para os ISA World Surfing Games foi anunciada. Portugal irá competir em Huntington Beach, na Califórnia, entre os dias 16 e 24 de setembro, naquela que é a primeira etapa de qualificação para os Jogos Olímpicos em Paris 2024.

Os escolhidos por David Raimundo, selecionador nacional, para representar o país nesta competição foram: Frederico Morais (CRC Quinta dos Lombos), Guilherme Ribeiro (ASCC), Guilherme Fonseca (PPSC), Francisca Veselko (CRC Quinta dos Lombos), Teresa Bonvalot (Sporting CP) e Yolanda Hopkins (CN Portimão).

“Depois do enorme sucesso do último ciclo olímpico, vamos finalmente iniciar o processo e qualificação para Paris 2024. Estou muito motivado e confiante que vamos voltar a estar presentes nos Jogos Olímpicos. Este campeonato tem em disputa apenas duas vagas (uma por categoria) mas Portugal vai fazer de tudo para lutar até ao fim por essas vagas. Sabemos que dos três momentos de qualificação, este vai ser o mais difícil, mas acreditamos na nossa qualidade. Já provámos em anos anteriores que somos uma das melhores seleções do Mundo”, disse David Raimundo.

No entanto, o selecionador nacional não poderá estar presente devido a compromissos familiares inadiáveis. Nuno Telmo, treinador de atletas de alta competição credenciado pela Federação Portuguesa de Surf, vai substituir o técnico.

“Esta é uma maratona em que temos de atuar como uma máquina bem oleada durante vários dias, partilhando o mesmo espaço e o mesmo espírito e objetivos comuns. Queremos começar a garantir para Portugal as vagas olímpicas para 2024, esse é o estado de espírito de toda a equipa. E tenho muita confiança que vamos fazer ainda melhor que em Tóquio 2020, em que conseguimos três vagas”, afirmou Nuno Telmo.

Conforma já foi anunciado, esta é a primeira etapa rumo aos Jogos Olímpicos de Paris 2024. No entanto, os surfistas vão atuar no território francês do Taiti, e não na capital francesa.  Este processo de qualificação é jogado em várias frentes desde o momento desta competição até 2024. Para já, apenas não inclui a vaga da WSL, destinada ao top 10 masculino e top 8 feminino do World Tour, pois Portugal este ano não tem representantes nestas provas.

Em 2022 e 2024, as equipas que vencerem os World Surfing Games podem qualificar um atleta de cada género. Em 2023, os melhores classificados de cada continente conquistam uma caga por género – quatro homens e quatro mulheres no total. No entanto, a América não entra nessas contas – a vaga do continente americano fica por conta dos Jogos Pan-americanos.

No último ano possível, ou seja, 2024, qualificam-se, finalmente, o top 5 masculino e o top 7 feminino dos World Surfing Games. Para além disto, existem mais duas vagas para França, enquanto país organizador, e outra caga “universal” para o Comité Olímpico Internacional.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

Artigos que poderá gostar

Ténis

O tenista português Gastão Elias foi eliminado esta quarta-feira na segunda ronda do challenger Lisboa Belém Open. A competição decorre até domingo no Club...

Futsal

A Seleção Nacional de Futsal já tem os atletas escolhidos para a qualificação do Mundial 2024. Após vencer a Finalíssima, Portugal prepara-se para mais...

Ténis

Nuno Borges, tenista português, qualificou-se esta terça-feira para a segunda ronda do torneio de Sófia. O maiato venceu Mirza Basic, bósnio, na sua estreia...

Futebol

A Seleção Nacional de Futebol perdeu, esta terça-feira, frente à seleção espanhola, a contar para a última jornada da fase de grupos da Liga...

©2022 - SportMagazine - Revista de Treino Desportivo.
Todos os direitos reservados. Quântica Editora - conteúdos especializados, Lda. Praça da Corujeira, 30 4300-144 Porto, Portugal.
Website desenvolvido por Renato Sousa.