A seleção portuguesa feminina de voleibol, treinada por Hugo Silva, entrou, este sábado, a vencer na qualificação para o Europeu de 2026, com uma vitória na visita à Geórgia, por 3-0, no jogo inaugural da Pool E da fase de qualificação para o Campeonato da Europa de 2026, que foi transmitido em directo na RTP.
A equipa teve uma boa entrada no apuramento e, no jogo em Tbilisi, triunfou com três ‘sets’ sem resposta, por 25-23, 25-18 e 25-21.
“Apesar das diferenças de nível entre as duas selecções serem bem evidentes, Portugal rubricou hoje uma vitória digna de relevo e muito importante para as aspirações de Portugal e por várias razões: foi pela margem máxima, sempre importante quando é preciso de fazer as contas finais e depois de algumas alterações na estrutura habitual da equipa, e foi conseguida na capital georgiana, onde a Selecção Nacional chegou apenas ao final da tarde de ontem, depois de escalas em Amesterdão (Países Baixos) e Varsóvia (Polónia)…”, destaca, numa nota publicada no site oficial, a Federação Portuguesa de Voleibol.
Alice Clemente, com 15 pontos, e Amanda Cavalcanti, com 13, foram as melhores pontuadoras do jogo arbitrado pela grega Eleni Daniilidou e pelo polaco Maciej Twardowski.
Na qualificação para o Europeu entram os vencedores das sete ‘poules’, mais as cinco melhores segundas classificadas, num total de 12 seleções que se juntam na fase final aos quatro países organizadores: Turquia, República Checa, Suécia e Azerbaijão.
A seleção das ‘quinas’ tem ainda como adversária no grupo E, além da Geórgia, a Espanha, que defronta por duas vezes ainda em agosto, em 25 em casa, e em 28 fora.
«O segundo jogo da Pool E da fase de qualificação para o EuroVolley 2026, de grau de dificuldade mais elevado, está agendado para o dia 25 de Agosto, altura em que Portugal recebe a Espanha no Pavilhão Municipal de Santo Tirso”, destaca, ainda, a FPV.
Por: Pedro Silva
Fotos: FPV