24 de Abril 2024 07:40
Segue-nos

O que procura?

SportMagazineSportMagazine
0

Pedro Sequeira

Segundo jogo, segunda vitória… e apuramento para a segunda ronda garantido!
– crónica nº 2 do Europeu de Andebol 2024, por Pedro Sequeira

Pedro Sequeira, diretor da SportMagazine. Foto: Carlos Saraiva/SM

Segundo jogo, segunda vitória… e apuramento para a segunda ronda garantido!
– crónica nº 2 do Europeu de Andebol 2024,
por Pedro Sequeira*

Depois dos resultados da primeira jornada, era previsível que o jogo entre Portugal e a Chéquia fosse decisivo, pois era expectável que a Dinamarca viesse a vencer a Grécia no segundo jogo do dia, dada a diferença entre as duas equipas – o que realmente veio a acontecer. E porque a equipa que consegue duas vitórias fica sempre muito perto do apuramento direto – e foi isso que veio a acontecer, com a vitória de Portugal por 30-27.

Logo no aquecimento era perceptível a forma concentrada como os jogadores das duas equipas estavam. Provavelmente aqui e ali algum nervosismo. Portugal entrou no jogo com uma defesa muito compacta, a quase não dar  espaços para a equipa checa conseguir finalizar. E quando não conseguia suster os checos, o Diogo estava simplesmente fantástico na nossa baliza, para desespero da equipa adversária e dos seus adeptos (em larga maioria entre os 12 mil espetadores presentes). O intervalo chegou com Portugal a vencer por 13-7. Sofrer apenas 7 golos em 30 minutos foi ilustrativo da excelente prestação da equipa portuguesa.

Já se sabia que a Chéquia teria que fazer alguma coisa de diferente na 2ª parte para conseguir aproximar-se de Portugal. Inicialmente a opção foi colocar mais velocidade nas transições defesa-ataque e apostar nas ações individuais. Mais tarde, acrescentaram uma defesa mais profunda, parecendo muitas vezes um 4:2 ou mesmo um 4:1:1. Em alguns momentos, conseguiram reduzir a diferença para 4 golos. Contudo, apenas a um minuto do fim conseguiram reduzir para 3 golos. Até lá, Portugal demonstrou muita consistência atacante. A defender teve mais dificuldades, pois sofreu bastantes exclusões no 2º tempo. No entanto, pareceu ter sempre o jogo controlado e nos segundos finais já se celebrava dentro e fora do campo. Todos sabiam a importância desta vitória.

Com a garantia do apuramento, está garantida a presença nas melhores 12 equipas da Europa. No jogo de 2ª feira será decidido quem fica em 1º lugar do grupo. Como os resultados entre os dois primeiros de cada grupo contam para a 2ª fase, uma vitória significará levar pontos de avanço sobre a Dinamarca e, no mínimo, sobre mais duas equipas dos outros grupos que se juntam (os 2ºs classificados). Uma derrota significa o oposto. No entanto, mesmo em caso de derrota, Portugal tem todas as possibilidades de lutar na ronda principal por um apuramento para o torneio pré-olímpico, apuramento direto para o Mundial e próximo Europeu.

Significa isto que a 3ª jornada continua a ser importante para Portugal, mas sem a pressão de um apuramento para a 2ª fase. Isso foi já hoje conquistado de forma muito positiva – em alguns momentos até brilhante!

* Pedro Sequeira, diretor da SportMagazine, Professor Coordenador na Escola Superior de Ciências do Desporto de Rio Maior – Instituto Politécnico de Santarém, Presidente da Confederação de Treinadores de Portugal, Vice-presidente da Federação Portuguesa de Andebol e Presidente da Comissão de Métodos – Federação Europeia de Andebol, acompanhará através de crónicas exclusivas para a SportMagazine o Europeu de Andebol 2024.

Fique atento à próxima crónica na SportMagazine!

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Edição Atual

Artigos que poderá gostar

Andebol

Miguel Laranjeiro, candidato único à presidência da Federação de Andebol de Portugal (FAP), foi reeleito para o último mandato na liderança da entidade (o...

Andebol

França, Espanha e Polónia vão medir forças com Portugal no grupo C do Europeu de 2024 de andebol feminino, que vai ter lugar entre...

Agenda

O Pavilhão Municipal de São Pedro do Sul foi palco da final da Taça Federação feminina de andebol, que foi conquistada pelo Benfica que,...

Andebol

A seleção portuguesa feminina de andebol apurou-se, este domingo, para a fase final do Europeu de 2024, apesar de ter perdido, por 25-22, com...

©2022 - SportMagazine - Revista de Treino Desportivo.
Todos os direitos reservados. Quântica Editora - conteúdos especializados, Lda. Praça da Corujeira, 30 4300-144 Porto, Portugal.
Website desenvolvido por Renato Sousa.