30 de Setembro 2022 07:16
Segue-nos

O que procura?

SportMagazineSportMagazine

Vela

Sebastião Osório de Castro: “É um circuito de alto prestígio onde andam os melhores velejadores do mundo”Exclusivo 

Foto: João Tinoco/SM

Decorre, desde segunda-feira, o TP52 World Championship, campeonato do mundo de uma das mais emblemáticas e profissionais frotas de vela – classe TP52. A prova tem lugar em Cascais, até este sábado. A competição reúne nove barcos de seis nacionalidades diferentes e tripulados por alguns dos melhores velejadores do mundo, entre os quais Tom Slingsby, medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Londres 2012 e melhor velejador do mundo atualmente.

De momento, a equipa da Quantum Racing encontra-se na liderança da competição.

A SportMagazine esteve em Cascais e acompanhou a prova ao longo desta sexta-feira. Conversou com dois dos principais organizadores da prova. Sebastião Osório de Castro, diretor desportivo do Clube Naval de Cascais (CNC), e Lars Boecking, diretor de comunicação da 52 Super Series, falaram sobre a competição e a sua organização.

“Esta é a quinta vez que a Super Series vem a Cascais. É um circuito de alto prestígio onde andam os melhores velejadores do mundo. É muito importante para nós, clube, e para Cascais, enquanto município. Este é, normalmente, o evento mais aguardado por todos os velejadores. Gostam muito de vir a Cascais devido às questões meteorológicas, grandes ondas e ventos fortes”, disse Sebastião Osório de Castro.

Lars Boecking acabou por ir ao encontro das palavras do diretor desportivo do CNC. No entanto, afirma que nestes últimos dias o clima podia ter sido melhor.

“É um dos nossos lugares favoritos, já estivemos aqui muitos anos. Infelizmente nestes últimos dois dias o tempo não tem estado como de costume, mas amanhã parece promissor. Conhecemos muito bem as condições e o sítio é muito bom”, realçou.

Lars destaca ainda o equilíbrio da competição. O diretor de comunicação da 52 super series diz que, apesar da liderança da Quantum, há pelo menos duas equipas que ainda podem dar a volta e conquistar a vitória na competição.

O diretor desportivo do CNC explicou ainda a dificuldade do percurso, devido, precisamente, às grandes ondas do Atlântico e aos ventos fortes, o que dá um maior espetáculo para quem se encontre a assistir. Até agora, segundo o próprio, todas as condições estão a corresponder às expectativas e o programa está a decorrer conforme planeado. Sebastião acredita ainda numa maior visibilidade da vela no país, devido a eventos como este.

“Grandes circuitos trazem atenção. Obviamente que isto nos traz mais atenção mediática e mais atenção à vela, que é um desporto menos promovido em relação aos outros desportos. Até porque é quase um desporto de tradição familiar, ou seja, há quase sempre alguém envolvido que nos traz para a vela. Mas sim, estes eventos grandes trazem mais promoção à modalidade e, consequentemente, vamos ter mais pessoas a praticar o desporto”, afirmou.

A primeira regata desta sexta-feira contou com um segundo lugar por parte dos líderes da competição, a equipa da Quantum. Esta prova teve como vencedora a equipa norte-americana Sled. O pódio desta regata fechou com os sul-africanos Phoenix no terceiro lugar.

Esta primeira regata contou com vento menos forte que o esperado. No entanto, o mar encontrava-se bastante benéfico, estando com ondas consideráveis. Os velejadores fecharam a corrida sem quaisquer dificuldades. Num panorama geral, os Quantum Racing mantêm-se em primeiro da competição, sendo, de momento, os principais candidatos à vitória.

 

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

Artigos que poderá gostar

Cursos e Congressos

A Federação Portuguesa de Vela (FPV) anunciou esta semana a data e a programação do Congresso da Vela, que irá decorrer no próximo dia...

Vela

A Women On Water (WoW) – Lusíadas Saúde Porto Sailing 2022, realizou-se no passado fim de semana. A WoW é a única regata 100%...

Vela

As duplas portuguesas Beatriz Gago/Rodolfo Pires e Diogo Costa/Carolina João vão integrar a frota de prata dos Europeus da classe 470 mista, a partir...

Vela

Após cinco dias de competição e oito regatas disputadas, terminou este sábado o Campeonato Europeu da classe 6 metros, que decorreu em Cascais. Destaque...

©2022 - SportMagazine - Revista de Treino Desportivo.
Todos os direitos reservados. Quântica Editora - conteúdos especializados, Lda. Praça da Corujeira, 30 4300-144 Porto, Portugal.
Website desenvolvido por Renato Sousa.