23 de Fevereiro 2024 19:20
Segue-nos

O que procura?

SportMagazineSportMagazine
0

Vela

Sebastião Osório de Castro: “É um circuito de alto prestígio onde andam os melhores velejadores do mundo”Exclusivo 

Foto: João Tinoco/SM

Decorre, desde segunda-feira, o TP52 World Championship, campeonato do mundo de uma das mais emblemáticas e profissionais frotas de vela – classe TP52. A prova tem lugar em Cascais, até este sábado. A competição reúne nove barcos de seis nacionalidades diferentes e tripulados por alguns dos melhores velejadores do mundo, entre os quais Tom Slingsby, medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Londres 2012 e melhor velejador do mundo atualmente.

De momento, a equipa da Quantum Racing encontra-se na liderança da competição.

A SportMagazine esteve em Cascais e acompanhou a prova ao longo desta sexta-feira. Conversou com dois dos principais organizadores da prova. Sebastião Osório de Castro, diretor desportivo do Clube Naval de Cascais (CNC), e Lars Boecking, diretor de comunicação da 52 Super Series, falaram sobre a competição e a sua organização.

“Esta é a quinta vez que a Super Series vem a Cascais. É um circuito de alto prestígio onde andam os melhores velejadores do mundo. É muito importante para nós, clube, e para Cascais, enquanto município. Este é, normalmente, o evento mais aguardado por todos os velejadores. Gostam muito de vir a Cascais devido às questões meteorológicas, grandes ondas e ventos fortes”, disse Sebastião Osório de Castro.

Lars Boecking acabou por ir ao encontro das palavras do diretor desportivo do CNC. No entanto, afirma que nestes últimos dias o clima podia ter sido melhor.

“É um dos nossos lugares favoritos, já estivemos aqui muitos anos. Infelizmente nestes últimos dois dias o tempo não tem estado como de costume, mas amanhã parece promissor. Conhecemos muito bem as condições e o sítio é muito bom”, realçou.

Lars destaca ainda o equilíbrio da competição. O diretor de comunicação da 52 super series diz que, apesar da liderança da Quantum, há pelo menos duas equipas que ainda podem dar a volta e conquistar a vitória na competição.

O diretor desportivo do CNC explicou ainda a dificuldade do percurso, devido, precisamente, às grandes ondas do Atlântico e aos ventos fortes, o que dá um maior espetáculo para quem se encontre a assistir. Até agora, segundo o próprio, todas as condições estão a corresponder às expectativas e o programa está a decorrer conforme planeado. Sebastião acredita ainda numa maior visibilidade da vela no país, devido a eventos como este.

“Grandes circuitos trazem atenção. Obviamente que isto nos traz mais atenção mediática e mais atenção à vela, que é um desporto menos promovido em relação aos outros desportos. Até porque é quase um desporto de tradição familiar, ou seja, há quase sempre alguém envolvido que nos traz para a vela. Mas sim, estes eventos grandes trazem mais promoção à modalidade e, consequentemente, vamos ter mais pessoas a praticar o desporto”, afirmou.

A primeira regata desta sexta-feira contou com um segundo lugar por parte dos líderes da competição, a equipa da Quantum. Esta prova teve como vencedora a equipa norte-americana Sled. O pódio desta regata fechou com os sul-africanos Phoenix no terceiro lugar.

Esta primeira regata contou com vento menos forte que o esperado. No entanto, o mar encontrava-se bastante benéfico, estando com ondas consideráveis. Os velejadores fecharam a corrida sem quaisquer dificuldades. Num panorama geral, os Quantum Racing mantêm-se em primeiro da competição, sendo, de momento, os principais candidatos à vitória.

 

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Edição Atual

Artigos que poderá gostar

Vela

A Lusíadas Saúde Porto Sailing, o mais emblemático evento de vela a norte do país, regressa este fim de semana. Com lugar na Douro...

Vela

Eduardo Marques, velejador português, conquistou um 4.º lugar na classe ILCA7  no primeiro dia do evento teste para os Jogos Olímpicos Paris’2024, que decorreu...

Vela

A parceria entre a Future Healthcare e a Federação Portuguesa de Vela (FPV), dedicada ao desenvolvimento da Vela Adaptada em Portugal, foi oficializada este...

Vela

O Clube Naval de Cascais recebeu, na sexta-feira e no sábado, mais um evento do Projeto Vela Sem Limites. Na sexta-feira decorreram os passeios...

©2022 - SportMagazine - Revista de Treino Desportivo.
Todos os direitos reservados. Quântica Editora - conteúdos especializados, Lda. Praça da Corujeira, 30 4300-144 Porto, Portugal.
Website desenvolvido por Renato Sousa.