A Seleção Nacional de Andebol estreou-se esta quinta-feira frente à Islândia para o Campeonato do Mundo, que se realiza entre os dias 11 e 29 de janeiro na Polónia e na Suécia. Portugal acabou por sair com uma derrota por 30-26, contabilizando a primeira derrota da competição.
O encontro contou com uma primeira parte marcada pelo equilíbrio. Apesar de um parcial de 4-0 por parte dos islandeses que levou a um resultado de 6-2 aos 10 minutos, o jogo foi mesmo empatado a 15 golos para o intervalo. Na segunda parta as coisas ficaram mais complicadas para Portugal. Com a expulsão de Fábio Magalhães e duas exclusões em simultâneo. O jogo começou a desnivelar-se no placard e a seleção da Islândia acabou por vencer.
Com esta derrota, Portugal encontra-se no terceiro lugar do grupo, isto devido à vitória da Hungria frente à Coreia do Sul por 35-27. Os destaques portugueses para este encontro vão para Miguel Espinha que obteve 35% de eficácia entre os postes, realizando nove defesas, e para Pedro Portela, melhor marcador com oito golos concretizados. No final do encontro, Rui Silva afirmou ter sido “um jogo difícil” e que a Seleção Nacional não começou bem.
“Foi um jogo difícil, sabíamos que a Islândia é uma equipa muito forte, não começámos bem o jogo mas conseguimos ir buscá-lo e discutir o jogo até ao fim, que acabou por ser decidido em pequenos detalhes. Mas agora temos que começar a preparar o próximo jogo. Não há tempo para pensar na derrota porque ainda temos muito Mundial pela frente e as nossas ambições mantêm-se intactas. Sabíamos que a Islândia era muito forte, tanto nas transições, como a aproveitar os nossos erros, como na questão dos duelos que tinham 1×1, e acabou por ser, se calhar, essa a pequena diferença. Agora temos que corrigir aquilo que fizemos menos bem e preparar o próximo jogo”, disse.
O próximo encontro dos Heróis do Mar é já este sábado, dia 14, frente à Coreia do Sul. De recordar que todos os pontos são preciosos, visto que das quatro seleções presentes no grupo D, apenas uma fica afastada do Main Round.