A 15ª Gala do Desporto Universitário, organizada pela Federação Académica do Desporto Universitário (FADU), realizou-se, no passado fim de semana, na Pousada Pestana, em, Viseu, onde esteve reunida “a comunidade académica e desportiva para celebrar as conquistas relativas à época 2023/2024”.
“A noite contou com a presença de figuras institucionais e representantes desportivos, que assistiram ao reconhecimento de atletas, clubes e entidades que se destacaram pela sua dedicação ao desporto universitário”, destaca, em nota publicada no site oficial, a FADU.
O Prémio Carreira reconheceu “três personalidades que se despediram de uma longa e ilustre carreira desportiva: a ginasta Filipa Martins, o atleta de taekwondo Rui Bragança e a maratonista Sara Moreira. Estes atletas marcaram o desporto português a nível nacional e internacional, com passagem pelo desporto universitário”, destaca a mesma nota.
A gala começou com discursos institucionais do presidente da FADU, Ricardo Nora, e de figuras de destaque como José dos Santos Costa, Presidente do Instituto Politécnico de Viseu, Pedro Ribeiro, vereador da Câmara de Viseu, e Joaquim Mourato, Diretor-Geral do Ensino Superior. Após os discursos, foram homenageados os atletas que representaram Portugal nos Campeonatos Mundiais Universitários, destacando-se os feitos nas modalidades de canoagem, ciclismo, futebol de praia masculino, futsal feminino e voleibol masculino.
Portugal competiu em eventos internacionais organizados pela Federação Internacional do Desporto Universitário (FISU), tendo registado a maior participação de sempre em canoagem no Campeonato Mundial Universitário, realizado em Montemor-o-Velho, onde conquistou 11 medalhas
“Os feitos alcançados nos Jogos Europeus Universitários e no Campeonato Europeu Universitário de Remo também foram celebrados. Portugal participou em 15 das 17 modalidades dos Jogos Europeus Universitários, com mais de 370 atletas de 32 clubes, conquistando um total de 21 medalhas e alcançando o 8.º lugar no medalheiro europeu”, acrescenta a nota.
“A 15ª Gala do Desporto Universitário revelou-se assim, uma noite de verdadeira celebração que evidenciou o compromisso e a excelência do desporto universitário em Portugal, culminando numa demonstração de apoio ao futuro do desporto académico nacional”, finaliza a FADU. Outros premiados:
Prémio PNED – Investigação sobre Ética no Desporto
José Emanuel de Abreu Fernandes, pelo seu artigo “O tráfico de substâncias dopantes enquadrado na lei antidopagem: caraterização do fenómeno e o papel da polícia de segurança pública”
Prémio “Visit Portugal”
University Sports Association of Poland, pela sua participação com 35 elementos em competições organizadas em Portugal.
Autarquias que apoiaram o desporto
Viseu, Covilhã, Maia, Matosinhos e Figueira da Foz “pelo apoio logístico e institucional à realização de vários eventos desportivos universitários”
Prémio “Desafia os Números”
Associação Académica da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (AAUTAD), pela promoção da diversidade de género no desporto informal
Prémio “Prestígio”
Canal 11, pelo trabalho de promoção e divulgação do desporto universitário, em colaboração com a FADU desde 2022
Troféu Universitário de Clube
Universidade do Porto
Esports
Equipa do ano: Valorant da Associação de Estudantes da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto
Atleta: Carlos Pimenta, da Associação Académica da Universidade do Minho
Treinador do ano
Rui Fernandes, da Associação Académica de Coimbra
Equipa do ano
Karaté Feminino da Universidade do Porto
Atleta feminina
Beatriz Fernandes (Universidade NOVA de Lisboa)
Atleta masculino
Pedro Casinha (Universidade NOVA de Lisboa).
Por: Pedro Silva
Foto: FADU