A Rugby Europe comunicou esta sexta-feira uma alteração no formato da Europe Championship. A principal competição masculina da organização foi alargada de seis para oito seleções, já a partir da próxima época – que passará também a ser disputado em dois grupos de quatro equipas e com uma fase de ‘play-offs’.
No decorrer da suspensão da Rússia da competição, três novos países foram integrados à Europe Championship: Bélgica, Alemanha e Polónia. “O Rugby Europe Championship promete também apresentar um novo formato cativante, onde tudo estará em cima da mesa até ao último jogo da competição a cada ano”, afirma o comunicado da Federação Portuguesa de Rugby (FPR).
Os oito países serão divididos em duas pools, usando um sistema de serpente baseado nos resultados das últimas duas temporadas. No Grupo A estão: Geórgia, Espanha, Holanda e Alemanha, enquanto compõem o Grupo B: Romênia, Portugal, Bélgica e Polónia.
Os dois primeiros classificados de cada grupo disputam, as meias-finais e a final ou um jogo de atribuição dos terceiro e quarto lugares. Por outro lado, os dois últimos classificados precisam fazer dois jogos de atribuição de classificação final. Cada equipe ainda participará em cinco jogos, independentemente da sua classificação.
A Fase de round-robin acontece nos primeiros três fins de semana de fevereiro de 2023, sendo um total de quatro jogos em cada fim de semana. A “Grande Final” da competição está marcada para o fim de semana de 18 a 19 de março.
Por fim, foi também informado que as pools serão bloqueadas com ciclos de dois anos. “A equipa que terminar em último no ranking acumulado de dois anos desce para o Rugby Europe Trophy. Da mesma forma, a equipa do Trophy que obtiver mais pontos acumulados ao longo de duas edições será promovida ao Campeonato da Europa de Rugby, sujeito ao cumprimento dos critérios de participação”, explicou o comunicado da FPR.