A Seleção Nacional de Andebol vai participar no Campeonato do Mundo 2023, que decorre na Polónia e na Suécia, entre os dias 11 e 29 de janeiro. Portugal estreia-se na competição esta quinta-feira frente à Islândia, num jogo que se adivinha exigente. O objetivo português passa por ultrapassar a melhor classificação de sempre – 10º lugar no Mundial do Egito, em 2021.
Ricardo Costa, treinador de andebol do Sporting Clube de Portugal, falou com a SportMagazine sobre a presença de Portugal e dos seus atletas e filhos, Martim e Francisco Costa, no Campeonato do Mundo. O ex-internacional português conta, enquanto jogador, com três presenças em Campeonatos do Mundo (1997, 2001 e 2003) e com cerca de 14 jogos disputados, contabilizando 42 golos em Mundiais. Na totalidade, o antigo ponta-direita, conta com 147 jogos com a camisola de Portugal e 399 golos marcados.
O técnico afirma que “gostava que a seleção atingisse a melhor classificação se sempre”. Ricardo Costa acredita no trabalho realizado por Paulo Pereira, selecionador nacional, e acredita que “Portugal pode ganhar a qualquer seleção se estiver no máximo nível”. Enquanto adepto português, o treinador do Sporting afirma estar otimista nesta participação.
No que aos jovens Francisco e Martim diz respeito, Ricardo Costa vê agora os seus filhos a seguir os seus passos, realizando a primeira prestação num Campeonato do Mundo pela Seleção Nacional A. O ex-internacional português, que teve passagens pelo Colégio Carvalhos, FC Porto, Águas Santas e Ademar León (Espanha), espera prestações competentes dos jovens atletas do Sporting.
“Espero o mesmo de sempre. Que sejam competentes dentro de campo, independentemente da idade. Normalmente, o atleta não leva o cartão de cidadão para dentro de campo, por isso espero o mesmo deles, que têm feito no Sporting e nas seleções jovens. Obviamente que é uma das maiores provas do mundo, mas estou confiante no potencial deles e na capacidade individual de cada um”, disse.
De relembrar que Francisco Costa, mais conhecido como ‘Kiko’, foi eleito o melhor lateral direito jovem do mundo no ano de 2022. Cândida Mota – mãe de Kiko e Martim Costa e ex-jogadora do Colégio de Gaia e da Seleção Nacional Feminina – e Ricardo Costa passam agora o testemunho aos seus filhos. Os dois atletas do Sporting entram nos planos da Seleção Nacional e, juntamente com os restantes colegas de equipas, fazer história pelo andebol português.
Portugal inicia a participação no Campeonato do Mundo esta quinta-feira frente à Islândia, pelas 19h30, na Kristianstad Arena, na Suécia – anfitriã em conjunto com a Polónia.