30 de Setembro 2022 06:43
Segue-nos

O que procura?

SportMagazineSportMagazine

Andebol

Ricardo Costa revela que temeu perda de espaço do andebol ao futsal há 20 anos e Jorge Braz brinca: “O futsal nunca vai jogar com o andebol, mas até era giro…”

Ricardo Costa e Jorge Braz no Congresso Técnico Científico de Andebol. Foto: Daniel Leal/SM

O 19.º Congresso Técnico Científico de Andebol proporcionou um encontro diferente este domingo, no último painel do encontro nacional, que decorreu no Pavilhão Multiusos de Gondomar. Presentes à mesa, entre outras figuras de destaque, estiveram Jorge Braz, campeão mundial de futsal com a Seleção Nacional masculina, e Ricardo Costa, treinador do Sporting de andebol masculino.

Antes mesmo do início da sessão, nos cumprimentos protocolares, Jorge Braz agradeceu a Pedro Sequeira, vice-presidente da Federação de Andebol de Portugal (FAP), pelo convite para falar a um público diferente, de outra modalidade distinta à sua. E, de pronto, brincou com a situação. “Me sinto aqui esquisito porque não consigo jogar com as mãos”, disse, a arrancar risos do público.

Ao ter a palavra pela primeira vez, Ricardo Costa fez uma revelação a Braz. De acordo com o antigo internacional português, houve um momento, a perceber que havia um crescimento do futsal, em que ele temeu pela perda de espaço da sua modalidade.

“Provavelmente, há 20 anos, nós do andebol, tivemos medo de que o futsal fosse roubar o nosso espaço e os nossos pavilhões. Hoje, falo por mim, sou adepto, vibro com as vitórias de Portugal. É a primeira vez que encontramos os dois e quero lhe dizer: parabéns por tudo o que tem conquistado e feito pelo desporto português. Porque, sim, é muito mais que apenas faz pelo futsal”, elogiou o treinador do Sporting em público.

O treinador bicampeão europeu de futsal (2018 e 2022) aproveitou o momento para agradecer e também para dizer que tem aprendido muito com todas as modalidades.

“O maior legado que a pandemia me deixou a mim foi a relação com as outras modalidades. Quando fui obrigado a fazer parte do protocolo com os diretores técnicos nacionais todos e posteriormente com os treinadores, a oportunidade da experiência que pude adquirir com os demais desportos foi incrível. Estive no voleibol, no andebol, no hóquei em patins a tomar um café com o Renato [Garrido, selecionador nacional de Hóquei], por isso é um prazer enorme estar aqui num outro contexto e noutra modalidade e, acima de tudo, por poder ouvi-los. Como eu brincava antes, o futsal nunca vai jogar com o andebol, até que era giro, ia ser interessante, mas esse foi um dos maiores legados que a pandemia deixou-nos”, contou Braz.

“Fico a observar a movimentação dos vossos pontas. Não sei exatamente qual a relação cerca com o futsal. Mas há os pivôs…  Adoro as relações dos pivôs do andebol para ver se os meus acordam um bocadinho”, brincou o profissional eleito quatro vezes como o atual melhor selecionador de futsal do mundo.

O 19.º Congresso Técnico Científico de Andebol é organizado pela Federação de Andebol de Portugal, com o apoio da Câmara Municipal de Gondomar. O Congresso Técnico Científico de Andebol está homologado pela EHF, para a renovação da EHF Pro License e pelo IPDJ, para efeitos da formação contínua de treinadores com 3 UC.

Ricardo Costa e Jorge Braz no Congresso Técnico Científico de Andebol. Foto: Daniel Leal/SM

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

Artigos que poderá gostar

Futsal

A Seleção Nacional de Futsal já tem os atletas escolhidos para a qualificação do Mundial 2024. Após vencer a Finalíssima, Portugal prepara-se para mais...

Futsal

O SL Benfica venceu, este domingo a oitava edição da Supertaça de futsal feminino, vencendo o Nun’Álvares nas grandes penalidades, por 4-3, após o...

Futsal

A Supertaça de futsal masculino foi disputada este domingo, em Matosinhos. O Sporting CP conquistou esta 24ª edição da prova, após bater os rivais...

Andebol

A Federação Europeia de Andebol (EHF) criou um manual de andebol como ferramenta de ajuda a todas as federações nacionais e clubes. No sábado,...

©2022 - SportMagazine - Revista de Treino Desportivo.
Todos os direitos reservados. Quântica Editora - conteúdos especializados, Lda. Praça da Corujeira, 30 4300-144 Porto, Portugal.
Website desenvolvido por Renato Sousa.