Principal destaque no primeiro dia do Campeonato Nacional de Juvenis e Absolutos Open, o quarteto do Benfica, composto por Miguel Nascimento, Miguel Marques, Diogo Lebre e Diogo Costa, bateu o recorde nacional absoluto dos 4×50 livres, ao registarem a marca de 1.29,80 minutos. O anterior, que pertencia ao FC Porto (Paulo Jorge Santos, João Filipe Carvalho, Rui Filipe Vilar e Carlos Filipe Santos), já durava 13 anos.
Fecharam o pódio dos 4×50 livres o Sporting (Gustavo Ribeiro, Bernardo Almeida, Tiago Costa e Francisco Santos), com a marca de 1.33,93, e o Vitória SC (Tomas Lopes, Frederico Riachos, João Costa e Alexandre Amorim), terceiro, 1.34,42. Os Campeonatos Nacionais de Juvenis e Absolutos – Open de Portugal decorrem até o sábado, no Estádio Nacional.
Outro recorde veio nos 4×50 livres femininos, com as juniores do Galitos/Bresimar. O quarteto composto por Carolina Fernandes, Maria Almeida, Miriam Soares, e Lara Vasconcelos bateu o recorde nacional da categoria com a marca de 1.49,09 minutos, que também durava 13 anos. A equipa do Galitos foi segundo na classificação absoluta. A prova foi vencida pelo Sporting (Anna Fomina, Leonor Catalão, Inês Henriques e Rita Frischknecht), com o tempo de 1.48,54. Fechou o pódio o FC Porto (Ana ramos, Sofia Fial, Leonor Silva e Angélica André), com 1.51,61.
Todos os demais resultados do primeiro dia de provas podem aqui ser conferidos.
Um total de 681 nadadores inscritos (372 masculinos e 309 femininos) estão a competir durante quatro dias no Jamor em representação de 114 clubes. Uma competição Open que tem a presença de nadadores da Argentina, Cabo Verde e Espanha com Náutico de Sevilha e CN Barcelona.