24 de Maio 2024 05:02
Segue-nos

O que procura?

SportMagazineSportMagazine
0

Andebol

Qualificação Europeu 2024: Seleção Nacional Feminina no grupo 3

Foto: Federação de Andebol de Portugal

Após falhar a qualificação para o Campeonato do Mundo, a Seleção Nacional feminina de andebol procura a qualificação para o EHF Euro 2024. O sorteio, realizado esta quinta-feira, ditou que Portugal vai disputar o grupo 3 da qualificação, defrontando os Países Baixos, a República Checa e a Finlândia. De recordar que esta competição se disputa entre os dias 28 de novembro e 15 de dezembro, em três países diferentes – Áustria, Hungria e Suíça (seleções qualificadas juntamente com a Noruega, campeã em título).

Portugal procura realizar o mesmo feito que em 2008, quando conseguiu um lugar na fase final. De realçar que este europeu é o maior de sempre, visto que, pela primeira vez, contará com 24 seleções presentes. Para observar todos os grupos da qualificação pode clicar aqui.

José António Silva, selecionador nacional, está otimista quanto ao sorteio, afirmando que  Portugal detém “as nossas possibilidades de passar e de ser apurados para o Campeonato da Europa e é com esse intuito que vamos trabalhar”.

“É um grupo que nos dá esperanças de estar presente no próximo Campeonato da Europa, mas esta esperança tem que ser assente numa evolução do nosso nível de jogo, das nossas atletas e dos nossos processos, para que possamos estar ainda mais convictos das nossas possibilidades”, afirmou em declarações à Federação de Andebol de Portugal.

Para o treinador luso, Portugal depende apenas de si próprio e dos frutos do trabalho árduo que for posto em prática para atingir o patamar seguinte, mais ainda do que a valia dos adversários:

“Sabíamos que do Pote 1 viria sempre uma equipa muito forte, enquanto no Pote 2 haveria uma ou outra um pouco mais acessível, como por exemplo a Eslováquia, que nós vencemos nos últimos dois jogos que disputámos. Claramente que os Países Baixos estão num patamar muito acima de nós, mas vamos à luta como sempre; a Chéquia, apesar de não ter estado presente no último Europeu, conseguiu agora a qualificação para o Mundial, derrotando a Suíça, o que não deixa de ser um indicador precioso, porque vão jogar o Mundial e, naturalmente, acrescentar experiência àquilo que já têm. E a Finlândia, que eu conheço relativamente bem, pela observação que fizemos quando preparámos os jogos no Kosovo [Pré-qualificação do Europeu 2022] e é uma equipa à qual teremos todas as possibilidades de ganhar. Mas, independentemente da valia dos adversários, nós temos que nos concentrar no nosso trabalho. E se queremos estar presentes sistematicamente em fases finais, seja de Campeonatos da Europa, seja de Campeonatos do Mundo, temos que passar estas fases e prepararmo-nos ainda melhor para o conseguir. Isso implica um trabalho conjunto de todos, clubes, Seleção Nacional, atletas, no sentido de darmos as melhores condições às nossos atletas para estarem preparadas para jogar”, disse.

As seis jornadas da qualificação vão ser jogadas de duas em duas, ou seja, em três períodos – de 11 de outubro de 2023 e a 7 de abril do próximo ano. Os primeiros e segundos classificados de cada grupo, bem como as quatro melhores terceiras, garantem a qualificação para a grande competição.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Edição Atual

Artigos que poderá gostar

Andebol

O Benfica sagrou-se, este sábado, no Pavilhão Flávio Sá Leite, em Braga, tricampeão português feminino de andebol, após vencer o ABC, por 29-25, na...

Andebol

Depois de duas derrotas, a seleção feminina portuguesa manteve intactas as aspirações de carimbar a qualificação para o Europeu de andebol, ao vencer, em...

Ginástica

João Teles, Gonçalo Sampaio, Nuno Santos e Vicente Colaço. São estes os quatro nomes que fizeram de Portugal campeão europeu de ginástica acrobática, este...

Rugby

Portugal fez história, este domingo, ao conquistar a primeira vitória de sempre num Campeonato do Mundo de rugby, batendo as Fiji por 24-23 –...

©2022 - SportMagazine - Revista de Treino Desportivo.
Todos os direitos reservados. Quântica Editora - conteúdos especializados, Lda. Praça da Corujeira, 30 4300-144 Porto, Portugal.
Website desenvolvido por Renato Sousa.