O projeto Andebol4Kids veio influenciar bastante a prática do andebol nas escolas, realizando-se diversas ações de formação para professores, em parceria com o Desporto Escolar. O ano letivo que passou (2021/22) contou com a participação de 128 escolas e cerca de 13.000 alunos dos quinto e sexto anos. Este sucesso do projeto deveu-se muito à formação dada a professores de educação física, abrangendo cerca de 1.500 professores.
No segundo anos do projeto, a Federação de Andebol de Portugal (FAP), apresentou dois documentos de apoio – um sobre as regras do Andebol4Kids, outro sobre as diferentes fases para o ensino do andebol na escola, utilizando o jogo 4×4 como modelo privilegiado para a sua aprendizagem pelos alunos.
“Este é mais um contributo da Federação de Andebol de Portugal para a consolidação do andebol nas escolas, com mais alunos a praticar e com professores mais competentes a ensinar, podemos ter uma melhor afirmação da modalidade. Os documentos agora apresentados são um instrumento facilitador de todo o processo, fornecemos as regras de forma simples e clara e apresentamos a nossa perspetiva sobre o ensino da modalidade de uma forma simplificada que possa ser percetível por todos”, disse Paulo Sá, diretor técnico nacional.
Para além disto, Paulo Sá afirma que os documentos apresentados “servem também para o andebol no âmbito federado, pois são uma excelente base quer para a organização de pequenos encontros nas fases iniciais de jogo, assim como de base para o ensino do jogo no clube, pelo que a sua utilização pelos clubes também é importante”.
Com este investimento forte da FAP, os clubes acabam por entrar na equação, estando nas mãos dos mesmos aproximarem-se das escolas para potenciar a captação de atletas e a relação com a escola, isto através do projeto Andebol4Kids. Neste ano letivo, 2022/23, o projeto tem inscrições abertas no que ao Desporto Escolar diz respeito, o que aumenta a sua implementação não só no segundo como no terceiro ciclo de escolaridade.