4 de Outubro 2022 23:15
Segue-nos

O que procura?

SportMagazineSportMagazine

Outras Modalidades

Programa Geração Talento Equestre busca impulsionar modalidade e identificar talentos

Foto: Federação Equestre Portuguesa

Na busca para identificar e capacitar os mais jovens talentos dos diversos escalões de formação, a Federação Equestre Portuguesa (FEP) lançou este ano o programa Geração Talento Equestre. De acordo com Bruno Rente, o presidente da entidade, há seis anos o país não deteta um aumento no número de atletas nas competições nacionais. A ação, então, é parte de um projeto não apenas para recuperar e garantir o futuro da modalidade, mas também fazê-la ainda maior.

De acordo com a FEP, o programa Geração Talento Equestre tem por objetivo captar e capacitar jovens dos diversos escalões da juventude, bem como dotar os clubes de ferramentas e estratégias de desenvolvimento desportivo. O programa de treino, que arrancou em janeiro passado na Sociedade Hípica Portuguesa, em Lisboa, consiste em sessões abertas aos cavaleiros dos diversos escalões de formação. Uma nova agenda deverá ser aberta nos próximos dias.

Em meios aos incentivos à modalidade, a FEP aponta nas suas estatísticas um aumento de atletas federados em mais de 15%, tendo ultrapassado pela primeira vez a fasquia dos 8 mil no seu quadro. Para já, Bruno Rente tem a meta de chegar aos 10 mil federados em 2024 e de aumentar ainda este ano em 20% os inscritos nos nacionais da juventude.

“Depois de apresentarmos crescimento ao nível do número de atletas federados, importa também desenvolver esforços para elevar os resultados desportivos dos nossos atletas, já que, há seis anos que não se deteta um aumento de atletas a disputar campeonatos nacionais e os resultados internacionais dos escalões jovens que são obtidos são isolados e resultam essencialmente de projetos individuais”, afirmou Rente.

Este novo programa surge no seguimento do compromisso da FEP na elevação da performance das seleções nacionais em todas as modalidades equestres para o nível Olímpico e de Campeonatos Europeus e Mundiais, assegurando qualificações sistemáticas e participações competitivas, bem como fomentar a formação e o desenvolvimento do desporto Equestre.

A FEP ainda pretende lançar este ano outro projeto, o “Conhece, Compete, Conquista”, com o objetivo de atrair pessoas a praticarem o desporto pela primeira vez.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

Artigos que poderá gostar

Outras Modalidades

O Campeonato Europeu de Dressage no escalão children terá lugar em Budapeste, na Hungria, entre os dias 24 e 28 de agosto. A Federação...

Outras Modalidades

Portugal conquistou este fim de semana a medalha de ouro no Campeonato do Mundo de Equitação de Trabalho, que decorreu em Les Herbiers, França....

Outras Modalidades

Portugal estará representado com uma equipa composta por cinco conjuntos (mais um suplente) no Campeonato do Mundo de Equitação de Trabalho, que decorrerá entre...

Outras Modalidades

O presidente da Federação Equestre Portuguesa (FEP), Bruno Rente, é um aficionado confesso de cavalos. Descobriu o hipismo aos 9 anos e monta sempre...

©2022 - SportMagazine - Revista de Treino Desportivo.
Todos os direitos reservados. Quântica Editora - conteúdos especializados, Lda. Praça da Corujeira, 30 4300-144 Porto, Portugal.
Website desenvolvido por Renato Sousa.