20 de Junho 2024 13:40
Segue-nos

O que procura?

SportMagazineSportMagazine
0

Cursos e Congressos

Presidente da APOGESD lança em congresso anual o “Concelhos Ativos”, nova ferramenta na área de gestão do desporto

Fernando Parente, presidente da APOGESD. Foto: APOGESD

Leiria – A 23.ª edição do Congresso Nacional de Gestão do Desporto reservou para a sua abertura, esta terça-feira, o lançamento de uma nova ferramenta na área de gestão desportiva: o “Concelhos Ativos”. O encontro anual, que em 2022 decorre no Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria – “Cidade Europeia do Desporto” – foi aberto pelo presidente da Associação Portuguesa de Gestão de desporto (APOGESD), Fernando Parente, responsável por apresentar a novidade ao público presencial e on-line.

Fernando Parente demonstrou uma preocupação em fazer de Portugal um país mais ativo fisicamente e, consequentemente, mais saudável. “Somos daqueles que vamos responder com um programa operacional ao desafio, em alavancar o número de pessoas ativas em Portugal. Não nos colocamos em posição de sempre criticar porque nada é feito, mas queremos dar um passo à frente para colaborar neste processo”, afirmou o presidente da instituição.

Na apresentação, o gestor desportivo explicou que o programa é destinado aos municípios que pretendam aderir ao reconhecimento e certificação das suas políticas públicas. “Baseado em referenciais internacionais que pretende reconhecer, certificar e validar os municípios de acordo com as suas estratégias operacionais”, destacou, a apresentar o novo site lançado, onde se pode encontrar mais informações.

Os principais objetivos do Concelho Ativo são: desenvolver comunidades mais saudáveis e sustentáveis; promover a prática de atividade física e desporto; e estabelecer um guia de qualidade para municípios.

“O Programa ‘Concelhos Ativos’ será desenvolvido com base numa plataforma colaborativa digital que integra o instrumento de avaliação e possibilita a interação entre as organizações aderentes. Teremos igualmente um espaço de partilha de documentação e outras iniciativas de interesse para o Pograma”, explicou Parente.

A abertura do congresso, que teve a sua primeira edição em 1996, contou com uma mensagem do presidente do IPDJ, Vítor Pataco, que por questões profissionais não pôde estar presente. O evento, organizado pela APOGESD em parceria com a Câmara Municipal de Leiria, começou de facto, como sugeriu Fernando Parente, “menos protocolar e mais proativo, com um discurso menos político, mas mais proativo”, com a indicação de caminhos para aumentar a taxa de participação desportiva no país.

O Congresso Nacional Gestão do Desporto irá decorrer em formato híbrido – presencial e on-line até a quarta-feira, com aproximadamente 400 inscritos. O programa completo do encontro também pode aqui ser acessado.

Imagem: APOGESD

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Edição Atual

Artigos que poderá gostar

Atualidade

Vítor Pataco, presidente do Instituto Português da Juventude e Desporto, marcou presença no XXIV Congresso Nacional de Gestão de Desporto, na Póvoa de Varzim,...

Atualidade

Editado pela chancela Sportbook da Quântica Editora, o livro “As Lições em Gestão do Desporto”, que foi lançado, na semana passada, no Hotel Axis...

Cursos e Congressos

Um dos momentos mais aguardados do XXIV Congresso Nacional de Gestão de Desporto, que teve lugar no Hotel Axis Vermar, na Póvoa de Varzim,...

Atualidade

Ao fim de 35 anos , Fernando Parente, que dirigiu, nos últimos três anos, a APOGESD (Associação Portuguesa de Gestão do Desporto), deixa o...

©2022 - SportMagazine - Revista de Treino Desportivo.
Todos os direitos reservados. Quântica Editora - conteúdos especializados, Lda. Praça da Corujeira, 30 4300-144 Porto, Portugal.
Website desenvolvido por Renato Sousa.