O primeiro dia da Premier League de Matosinhos, prova do Circuito Mundial de Karaté da World Karate Federation, dois karatecas portugueses conseguiram avançar e irão lutar por medalhas de bronze na competição que começou esta sexta-feira e vai até o domingo, no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos, no distrito do Porto.
Tiago Duarte, em Kumite -75kg, e Sara Leal, em Kumite -50kg, conseguiram êxitos e vão lutar no domingo pelo bronze. Por outro lado, Constança Matos, Tiago Almeida e Patrícia Esparteiro foram afastados na fase de grupos. Esta última, recorde-se, fez a última competição da carreira. A atleta do Sporting de Braga , 15 vezes campeã nacional, medalha de bronze dos Jogos Europeus em Minsk 2019, medalha de Ouro no Polish Open Karate 2021 e uma das maiores karatecas de sempre em Portugal na vertente kata, decidiu encerrar o ciclo nos tatamis aos 27 anos.
Para avançar, Tiago Duarte ultrapassou o grupo composto por Youcef Boukhecheba, Tuomas Inkeroinen e Hasan Masarweh. Em seguida, nos quartos de final venceu o azeri Beybarys Zhangbyr. Na meia-final, entretanto, o atleta do Sporting, de 19 anos, acabou derrotado diante do compatriota do adversário anterior Farid Aghayev.
Em kumite feminino, Sara Leal estreou-se a vencer Maria Depta e Erminia Perfetto. Nos quartos de final acabou por ser vencida pela número um do ranking mundial, a turca Serap Ozcelik. Na respecagem, a portuguesa agora tem a chance de buscar a medalha de bronze
A Karate 1 – Premier League está a ser organizada pela Federação Nacional de Karaté – Portugal (FNK-P) e conta com a presença de 380 atletas de 63 países. Ainda restam mais duas atletas portuguesas por estrear-se: no sábado Flávia Ribeiro na categoria Kumite -68kg terá pela frente a alemã Charlotte Grim, a grega Vasiliki Panetsidou e a italiana Silvia Semeraro; Rita Oliveira, em Kumite +68kg, disputa com a croata Lucija Lesjak e a número um do mundo Sofya Berultseva, do Cazaquistão.
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por World Karate Federation (@worldkaratefederation)