A Seleção Nacional de futsal masculino voltou ao lugar mais alto do pódio este domingo. A equipa campeã europeia e mundial conquistou, em Buenos Aires, na Argentina, a primeira edição da Finalíssima de futsal ao vencer a Espanha, nas grandes penalidades, por 4-2 – no tempo regular, o jogo terminou com empate (1-1).
Miguel Mellado abriu o marcador para a Espanha, aos 19 minutos, enquanto Afonso Jesus empatou para Portugal, aos 28. Nos penáltis, Portugal não desperdiçou nenhuma tentativa, com o guarda-redes Edu a defender dois remates espanhóis.
Ao final, o selecionar Jorge Braz, em declaração à Federação Portuguesa de Futebol, comemorou mais um título – que se soma aos dois títulos europeus (2018 e 2022) e ao título mundial (2021).
“Sinto um orgulho tremendo, indescritível, em tudo. Não podemos esquecer toda a estrutura, toda a família FPF, este staff fantástico. E depois os jogadores, realmente. Estes, os que não vieram, todos os jogadores portugueses. Dedico este título, que surge na sequência dos que já temos, a todos os jogadores portugueses – pelo que fazem, pelo que se desenvolvem, pelo que têm feito. Este título não é só para os da seleção, é para todos os que vão trabalhando”, disse o treinador.
Ainda neste domingo, o Paraguai derrotou a Argentina, por 3-2, e ficou com o 3.º lugar.
A Equipa das Quinas parte, esta segunda-feira, às 12h40 (hora de Buenos Aires) para Madrid, chegando às 06h05 de terça-feira à capital espanhola (hora de Madrid). Segue o voo para Lisboa, onde a chegada está prevista para terça-feira, pelas 07h45 de Portugal Continental.