Portugal vai disputar o DNA – Indoors 2022, em Glasgow, no próximo dia 5 de fevereiro. A informação foi comunicada esta quarta-feira pela Federação Portuguesa de Atletismo (FPA), que informou ter aceitado o convite da European Athletics para participar da competição.
A equipa nacional será composta por 18 elementos (nove masculinos e nove femininos), mas a FPA ainda vai divulgar os nomes. A competição, agora adaptada ao formato de pista coberta, englobará também as seleções de Inglaterra, Escócia, Irlanda, País de Gales e Espanha.
A competição é composta por provas individuais de 60 metros (masculino e feminino); 60 m barreiras (masculino e feminino); 800 m (feminino); comprimento (feminino); altura (masculino); peso (masculino) e equipas de estafetas mistas de 4×400 metros (dois homens, duas mulheres, equipas escolhem a ordem) e 2x2x200 metros (um homem e uma mulher) e a estafeta final (the hunt) que decidirá o triunfo que é composta por um percurso de 800 m (mulher), 600 m (homem), 400 m (mulher) e 200 m (homem).
Os concursos realizam-se em duelos individuais, em dois grupos de três (todos contra todos), e depois os embates de atribuição da classificação final (3º do grupo A contra 3º do grupo B, para atribuição do 5º e 6º lugares; 2º do grupo A contra 2º do grupo B, para atribuição do 3º e 4º lugares; 1º do grupo A contra primeiro do grupo B, para atribuição do 1º e 2º lugares).