A Seleção Nacional de futsal feminino vai defrontar, no próximo dia 24 deste mês, a congénere da Ucrânia. O jogo decorrerá no Pavilhão Municipal de Oliveira de Azeméis, às 20h00.
O encontro irá servir o propósito de preparação da armada lusa – e também da ucraniana – para a fase final do Campeonato da Europa de futsal feminino, que foi adiada pela UEFA devido ao conflito armado entre Rússia e Ucrânia.
Em conversa com a SportMagazine esta quarta-feira, Luís Conceição, selecionador nacional de futsal feminino, revelou que a Federação Portuguesa de Futebol (FPF), responsável pela gestão do futsal nacional, dará suporte à equipa ucraniana durante a permanência em solo luso.
“Vai ser giro depois de tudo o que se tem passado elas poderem jogar e estar aqui connosco. A Federação [Portuguesa de Futebol] vai ajudar nesse sentido. Elas vão vir mais cedo para Portugal para se prepararem, estarem cá, adaptarem-se ao clima. Acho que vai se positivo também para elas. É uma forma de a gente as poder ajudar”, afirmou o treinador.
“A Ucrânia também tem uma boa seleção. Com esta situação da guerra, as atletas ucranianas foram distribuídas por vários países da Europa. Em Portugal estão quatro delas, mas só três é que foram convocadas para o estágio. Elas vão jogar com a Itália agora e eles tentaram distribuir as miúdas para elas também não ficarem sem competir e treinar”, acrescentou Luís Conceição.
Recorde-se que, em virtude da invasão russa ao território da Ucrânia, a seleção da Hungria irá substituir a Rússia, que seria o adversário de Portugal na Final Four, que agora está programada para acontecer, de 1 a 3 de julho, no Pavilhão Multiusos de Gondomar – antes os jogos aconteceriam entre os dias 25 e 27 de março.
Além da Hungria e de Portugal, estão na Final Four do Euro 2022 a Espanha, que defrontará a Ucrânia também a 1 de julho. A grande final e o jogo de atribuição do 3.º lugar estão programados para serem disputados dois dias depois.