Portugal encerrou esta segunda-feira a participação no Campeonato do Mundo de Andebol Sub-18 com mais uma vitória. Foram quatro em sete jogos – que ainda contou com um empate e duas derrotas. O triunfo final veio diante da Roménia (32-35) e garantiu o 13.º lugar para a equipa comandada por Luís Santos.
A Seleção Nacional iniciou o trajeto com duas vitórias diante das Ilhas Faroé (29-24) e da Áustria (33-27). Na altura, os dois êxitos já garantiram a equipa no Main Round da competição. A fase inicial foi encerrada com uma derrota diante da Dinamarca (33-25). Na fase seguinte, Portugal acabou por falhar excessivamente em momentos decisivos e perdeu com o Egito (24-22) e empatou com a Croácia (28-28), perdendo a chance de avançar na competição.
Na disputa pelo 13.º lugar, acabou por vencer o Brasil (35-21) e, por fim, a Roménia. Em declaração aos canais oficial da Federação de Andebol de Portugal, Luís Santos celebrou o crescimento das jogadoras que formarão a futura equipa principal portuguesa.
“Crescemos muito durante este Mundial e assumimos ser ambiciosos sem qualquer receio, desde o início deste processo. Terminar esta caminhada desta forma é magnífico. Sabemos que plantámos em cada uma destas jogadoras o mais difícil: acreditarem que têm qualidade para jogar em qualquer lado do Mundo se assim o ambicionarem. O mais difícil é a consistência e isso foi algo que fomos melhorando. Acredito que continuarão nos clubes o seu trajeto com ambição”, afirmou.
O treinador português também compartilhou o momento com os demais componentes da equipa técnica e da federação. “Agradeço a cada uma das pessoas – e são muitas – que nos querem bem, ajudaram à distância e acreditaram que estávamos a plantar algo de bom, que não será visto agora no presente próximo. A equipa técnica que comigo trabalhou também está de parabéns pela forma como deu de si, em todas as áreas e quero também dedicar-lhes esta vitória e enviar um abraço especial de obrigado genuíno! Todas as jogadoras estão de parabéns pela superação e empenho”, disse.