7 de Dezembro 2022 12:50
Segue-nos

O que procura?

SportMagazineSportMagazine

Ténis de Mesa

Portugal “realista” representado por forte geração no Mundial de Jovens da Tunísia

Foto: FPTM

Com uma geração que promete bons frutos à equipa nacional, Portugal será representado por três atletas no Campeonato do Mundo de Jovens, que se realiza em Tunis, na Tunísia, entre os dias 4 e 11 de dezembro. Os mesatenistas, para o qual se qualificaram pelo ranking mundial, são Inês Matos (Boa Hora FC), Matilde Pinto (CTM Mirandela) e Tiago Abiodun (Sporting CP).

Os três atletas vivem bom momento pessoal na carreira. Inês Matos, por exemplo, foi a mais jovem atleta da equipa nacional que disputou e fez história no Campeonato do Mundo de equipas, que decorreu último mês na China, com Portugal a alcançar o inédito quinto lugar. Além dela, também no escalão sub-19, está Matilde Pinto, conquistou em maio o título nacional de sub-19 femininos no ano de estreia no escalão de juniores, enquanto Tiago Abiodun revalidou em junho o título nacional sub-15 que já ostentava.

Treinador das seleções nacionais jovens, Ricardo Faria, elogiou a representação de Portugal na competição em África. Em declaração à SportMagazine, o selecionador tratou com “realismo” o Mundial e evitou fazer promessas sobre medalhas.

“Para nós é complexo está a dizer objetivos muito específicos. Estamos com os melhores do mundo nesses escalões. Está é uma prova muito exigente, de bom nível. Já é muito bom estar lá. Já vão os três de parabéns por estarem convocados para a prova porque é preciso ranking mundial para estar lá e nem todos os atletas poderão estar na prova. Já é um prémio e uma coisa a dar ênfase. Só temos esses três atletas portugueses, há alguns anos não temos tido a possibilidade de ter três atletas e estamos bem felizes com esses três e é um ponto favorável e agora é abordarmos jogo a jogo e pensarmos no melhor possível”, começou por dizer.

A preparação específica para o Mundial de Jovens começa esta quinta-feira, no Centro de Alto Rendimento de Vila Nova de Gaia, onde Inês Matos, Matilde Pinto e Tiago Abiodun juntam-se a outros atletas estrangeiros na preparação bidiária, que segue até a terça-feira, quando os atletas iniciam a participação no Contender de Vila Real. Toda a preparação voltada para uma boa participação na Tunísia.

“Não vamos pensar que vamos à medalha, não vamos criar falsas expetativas. Acho melhor ser realista, dar os parabéns aos atletas convocados, continuam no projeto e vamos ver onde conseguimos chegar. Se chegarmos à medalha ficaremos felizes, mas não podemos nos apresentar como candidatos nem estar convictos que vamos chegar às medalhas. Sem falsas expetativas”, completou Ricardo Faria, a tirar a pressão dos jovens.

Recorde-se que no ano passado Tiago Abiodun, ao lado de Bernardo Pinto e Rafael Silva, orientados por Ricardo Faria em sub-15, lograram o terceiro pódio luso em Mundiais jovens, depois da “prata” de Marcos Freitas e Tiago Apolónia (2003) e do “bronze” de Marcos Freitas e André Silva (2006), ambos em pares.

Bernardo Pinto, Rafael Silva e Tiago Abiodun, com Ricardo Faria, foram medalha de bronze no Campeonato do Mundo 2021. Foto: FPTM

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

Artigos que poderá gostar

Ténis de Mesa

Portugal estrou-se esta terça-feira no Campeonato do Mundo de Jovens de Ténis de Mesa, que decorre em Rades, na Tunísia. Representado por três atletas,...

Ténis de Mesa

Profissional do ténis de mesa há mais de 30 anos – sendo 14 deles dedicados junto à Federação Portuguesa da modalidade -, Ricardo Faria...

Ténis de Mesa

A nova geração do ténis de mesa nacional está a apresentar uma série de novos talentos que tendem a manter a tradição da Seleção...

Ténis de Mesa

A Seleção Nacional estreou-se com vitória, esta terça-feira, no Funchal, frente à Itália, por 3-1, na primeira vitória na qualificação para o Campeonato da...

©2022 - SportMagazine - Revista de Treino Desportivo.
Todos os direitos reservados. Quântica Editora - conteúdos especializados, Lda. Praça da Corujeira, 30 4300-144 Porto, Portugal.
Website desenvolvido por Renato Sousa.