A Seleção Nacional de Andebol continua invencível no grupo 1 da qualificação para o Europeu 2024. Portugal bateu a Turquia por 35-37, com uma equipa cheia de jovens promessas.
O jogo começou com um parcial de 0-3 para a formação treinada por Paulo Pereira. No entanto, a seleção turca acabou por aproximar o resultado que não ficou equilibrado durante muito tempo. O encontro foi para o intervalo com uma vantagem portuguesa de cinco golos.
Na segunda metade, o resultado ficou mais aproximado, mas nunca fugiu das mãos da Seleção Nacional. Portugal acabou mesmo por vencer por dois golos de diferença. De destacar as exibições do jovem ponta esquerda do Águas Santas Milaneza, Fábio Teixeira, que, em sete remates marcou seis, contabilizando 86% de eficácia e o prémio de melhor jogador do encontro; e de Miguel Martins, que foi o melhor marcador do encontro com sete golos marcados.
“Estamos a falar, primeiro de atletas que nunca representaram a Seleção A e para mim foi muito gratificante e eles acabaram por me entusiasmar bastante porque notava-se que eles estavam aqui com uma motivação e vontade enorme de fazer bem as coisas. Claro que, quando temos apenas um treino e meio para colocar uma equipa a jogar com jogadores que não estão juntos é mais difícil e eles, por vezes sentem-se inseguros em alguns momentos de jogo mas todos fizeram a sua parte e, acho já que com o Luxemburgo, vamos conseguir melhorar alguns detalhes”, disse Paulo Pereira, selecionador nacional, em declarações à Federação de Andebol de Portugal.
Já Salvador Salvador, lateral esquerdo e capitão do Sporting Clube de Portugal, afirmou que “foi um jogo duro”. No entanto, “estávamos a precisar de um jogo assim porque temos atletas bastante jovens aqui e precisamos de competir a este nível e ganhar entrosamento”. O atleta, de apenas 21 anos, destacou a exibição dos jovens.
“Os mais novos estiveram muito bem, felizmente hoje conseguimos jogar todos, é óbvio que alguns entraram um pouco mais nervosos mas as coisas acabaram por correr bem lá dentro”, disse.
A Seleção Nacional joga, novamente, no próximo dia 30, domingo, frente ao Luxemburgo, para terminar a qualificação para o próximo Campeonato da Europa, a ser disputado em 2024. Grupo onde Portugal se encontra em primeiro lugar.