14 de Abril 2024 21:56
Segue-nos

O que procura?

SportMagazineSportMagazine
0

Andebol

Portugal inicia torneio pré-olímpico para os JO de Paris-24

Foto: IHF / Kolektiff / Alexandre Dimou/Icon Sport

A seleção portuguesa de andebol começa, esta quinta-feira, pela segunda-vez, o torneio pré-olímpico, sendo que os ‘heróis do mar’ vão medir forças com Noruega (quinta-feira), Tunísia (sábado) e a anfitriã Hungria (domingo), em Tatabánya, cidade que se situa nos arredores de Budapeste, na Roménia.

“Diz o ditado que não se deve regressar onde já se foi feliz, mas para os Heróis do Mar a história é vista de outra perspetiva. A única memória que existe de um torneio de qualificação olímpica ultrapassa o extraordinário e os comandados de Paulo Pereira já começaram uma nova ‘Missão Olímpica’ para tentarem repetir o mesmo feito, mas a oposição é séria: Noruega, Tunísia e Hungria. Portugal vai iniciar a caminhada no Torneio Pré-Olímpico frente à congénere nórdica, na próxima quinta-feira (14 de março), precisamente no dia em que se comemora três anos desde aquela histórica e inesquecível vitória dos Heróis do Mar, em Montpellier, frente à França, selada com o golo mais importante da carreira do capitão, Rui Silva, que abriu as portas do Olimpo pela primeira vez. Agora, com um grupo jovem e renovado mas com os mesmos sonhos e ambições de 2021, a seleção nacional parte para a cidade de Tatabánya com um objetivo bem definido de voltar a fazer história”, destaca, numa nota publicada no site oficial, a Federação de Andebol de Portugal (FAP).

Portugal, depois de uma grande prestação no recente europeu, disputado na Alemanha, onde terminou no sétimo lugar, tendo carimbado o apuramento para o torneio de pré-qualificação olímpica, ficou integrado no Grupo 3 do torneio pré-olímpico, sendo que precisa de ficar num dos dois primeiros lugares para garantir a segunda presença nuns Jogos Olímpicos, após a participação em Tóquio-2020.

Foto: IHF / Kolektiff / Alexandre Dimou/Icon Sport

Olympic Qualification Tournament (Grupo 3)

14.03.2024 (17h30) – Noruega x Portugal (RTP2)

16.03.2024 (16h00) – Tunísia x Portugal (RTP)

17.03.2024 (20h00) – Portugal-Hungria (RTP2)

 

Paulo Pereira (selecionador nacional)

“É a luta das lutas. Acho que pouca gente tem consciência do que é para Portugal estar em dois torneios olímpicos consecutivos, algo que nunca aconteceu em desportos coletivos. São dois ciclos em que foi preciso, primeiro, fazer um excelente Mundial e, agora, outro grande Europeu, algo que é bem mais difícil. É preciso ter essa noção de valorizar o andebol e, sobretudo, o que esta equipa tem feito.”

 

Alexis Borges (Benfica)

“As expectativas de todos nós é voltarmos aos Jogos Olímpicos, que é o mais importante para a equipa e para o país. São altas. Estamos todos focados e acreditamos que é possível, já lá estivemos uma vez. Estar de novo é um desafio.”

 

Diogo Branquinho (FC Porto)

“Queremos ser candidatos crónicos a estas grandes competições, já tivemos nos Jogos Olímpicos, queremos estar noutros. Temos toda a motivação, confiança, acreditamos muito na nossa qualidade. O grupo está bem, muito alegre, temos uma dinâmica muito boa.”

 

Por: Pedro Silva
Fotos: IHF / Kolektiff / Alexandre Dimou/Icon Sport

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Edição Atual

Artigos que poderá gostar

Andebol

A seleção portuguesa feminina de andebol apurou-se, este domingo, para a fase final do Europeu de 2024, apesar de ter perdido, por 25-22, com...

Andebol

À entrada para o fim-de-semana da Taça de Portugal, Marítimo da Madeira Andebol SAD e CF Os Belenenses já haviam disputado os oitavos-de-final e...

Andebol

A seleção portuguesa de andebol conhece, esta quinta-feira, os adversários que vai encontrar na fase de qualificação para o Europeu de Andebol de 2026....

Andebol

O selecionador português de andebol, Paulo Jorge Pereira, divulgou, na manhã de sexta-feira, os convocados para o torneio pré-olímpico, a disputar na Hungria, entre...

©2022 - SportMagazine - Revista de Treino Desportivo.
Todos os direitos reservados. Quântica Editora - conteúdos especializados, Lda. Praça da Corujeira, 30 4300-144 Porto, Portugal.
Website desenvolvido por Renato Sousa.