Portugal, Espanha e Marrocos vão organizar o Mundial2030 de futebol, oficializou, esta quarta-feira, a FIFA, depois de ter votado a candidatura única durante o seu congresso extraordinário, realizado em Zurique.
Candidata única, a proposta de Portugal, Espanha e Marrocos, denominada ‘Yalla Vamos!’, prevê que o grosso do torneio seja disputado nestes três países, enquanto outros três jogos da fase final vão decorrer na Argentina, Paraguai e Uruguai, como forma de celebrar o centenário da competição, cuja primeira edição decorreu no Uruguai, em 1930.
“Um momento histórico para o futebol mundial foi marcado nesta quarta-feira, 11 de dezembro de 2024. Durante o Congresso Extraordinário da FIFA, Portugal, Marrocos e Espanha foram oficialmente designados como anfitriões do Mundial FIFA 2030. O Presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Fernando Gomes protagonizou duas intervenções ao longo da cerimónia, pautando ambas pela emoção, pelo orgulho e, acima de tudo, pelo sentido de responsabilidade perante a dimensão do feito alcançado”, destaca, numa nota publicada no site oficial, a Federação Portuguesa de Futebol.
“Foram dois anos exigentes e desafiantes, que se concluíram com uma avaliação que nos orgulha e reflete a exigência com que sempre assumimos este desafio! Marrocos, Portugal e Espanha ‘construíram’ uma candidatura diversa, multicultural e intercontinental. Por isso, uma candidatura histórica!”, vincou Fernando Gomes.
“No plano estratégico, esta atribuição do Mundial-2030 servirá de certeza absoluta como uma alavanca fundamental para esse desenvolvimento que nós queremos para o nosso futebol”, afirmou o líder federativo, após um evento na Cidade do Futebol, em Oeiras, em que foi visionada a votação da atribuição da organização do Mundial.
Jogos em três estádios lusos e (pelo menos) a meia-final no anfiteatro do Benfica
Os três estádios portugueses que irão acolher jogos do Mundial2030 serão o Estádio da Luz, o Estádio José Alvalade, ambos em Lisboa, e o Estádio do Dragão, no Porto, sendo que o recinto do Benfica – o único dos três com capacidade mínima de 60.000 lugares – vai acolher uma das meias-finais da competição.
Portugal estreia-se na organização de Mundiais, após já ter recebido o Europeu de 2004.
Por: Pedro Silva
Fotos: FPF