A seleção nacional competiu, no passado domingo, no Campeonato da Europa de Ciclocrosse, em Pontevedra (Espanha), com nove atletas. “Rafael Sousa foi o melhor português, naquela que foi apenas a segunda participação de Portugal num Europeu desde a reintrodução do ciclocrosse”, destaca, em nota publicada no site oficial, a Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC).
Em juniores masculinos, Gonçalo Costa terminou em 32.º, a 2m47s, seguido de Diogo Pinguinha, a 2m55s. João Vigário foi 38.º, a 3m50s, Hugo Ramalho 40.º, a 4m19s, e Lucas Angélico 43.º, a 5m19s. “Xavier Gaspar sofrei uma queda e não terminou a corrida, na qual o italiano Mattia Agostinacchio se destacou dos demais e venceu ao fim 40m13s”, destaca a nota da FPC.
Nos sub-23, prova que sorriu ao belga Jente Michels ao fim de 52m11s, Rafael Sousa foi 25.º, a 3m42s, e Tomás Gaspar chegou em 28.º, a 5m28s. Já entre a elite, Bruno Silva ficou em 23.º, a 4m45s do belga Thibau Nys, o novo campeão europeu de ciclocrosse.
“O nosso objetivo para esta corrida era ganhar experiência. Sabíamos que este não era o percurso ideal para as características dos nossos corredores, mas eles precisavam de passar pela experiência de correr a este nível. No geral, estiveram bem e, tirando a queda do Xavier Gaspar, que o impediu de continuar, todos terminaram a corrida e dentro dos objetivos. Foi um passo importante para a nossa seleção de ciclocrosse”, analisou, no final da prova, o seleccionador nacional Pedro Vigário.
Foto: FPC