14 de Abril 2024 17:44
Segue-nos

O que procura?

SportMagazineSportMagazine
0

Ciclismo

Portugal contou com três representantes na Taça do Mundo de Pista

Foto: FPC

A Seleção Nacional de Pista esteve em competição na primeira ronda da Taça do Mundo, em Adelaide, na Austrália, entre sexta-feira e domingo. Portugal esteve representado por três ciclistas com a ambição de somar pontos importantes para o apuramento olímpico.

Gabriel Mendes convocou para esta primeira ronda da Taça do Mundo os ciclistas masculinos Diogo Narciso (omnium e madison) e Iúri Leitão (madison) e a ciclista feminina Maria Martins (eliminação e omnium). Em jeito de antevisão, o selecionador nacional de pista destacou a importância de somar pontos para o ranking olímpico: “vamos iniciar a primeira ronda da Taça das Nações de 2024 com provas pontuáveis para o ranking olímpico das nações, importantes para o objetivo da qualificação de Portugal para os Jogos Paris 2024 pelo que, os nossos objetivos prioritários passam por pontuarmos o melhor possível nas provas olímpicas”, referiu Gabriel Mendes.

Foto: FPC

Maria Martins começa Taça do Mundo com 20.º lugar

A Seleção Nacional de Pista iniciou esta sexta-feira a participação na primeira ronda da Taça do Mundo, em Adelaide, na Austrália, com Maria Martins a terminar na 20.ª posição na prova feminina de eliminação.

A prova, que teve início às 19h55 locais (9h25 portuguesas), não correu de feição à ciclista lusa, que foi a segunda a ser eliminada, depois da grega Argyro Milaki. A neozelandesa Ally Wollaston foi a vencedora da corrida, à frente da estadunidense Jennifer Valente e da britânica Jessica Roberts, que fecharam o pódio.
Maria Martins volta a entrar em prova no domingo, no omnium. Caso ultrapasse as qualificações, agendadas para a 00h22 e 00h39 de Portugal, a ciclista portuguesa terá o scratch às 5h30, a corrida de ritmo às 6h10, a eliminação às 7h36 e a corrida por pontos às 8h23. No mesmo dia, Diogo Narciso e Iúri Leitão vão formar dupla para competir no madison – as qualificações vão decorrer às 2h31 e 3h17, estando a final prevista para as 6h28.

Foto: FPC

Diogo Narciso em 18.º no segundo dia da Taça do Mundo

No segundo dia da primeira ronda da Taça do Mundo de Pista, em Adelaide, na Austrália, Diogo Narciso foi o único representante da seleção nacional em prova, tendo terminado na 18.ª posição no omnium masculino.

O jovem ciclista luso começou por garantir a qualificação com um nono lugar na segunda manga, seguindo-se um 19.º lugar no scratch e um 21.º na corrida de ritmo. A melhor prova do dia para Diogo Narciso foi a eliminação, na qual conseguiu terminar em oitavo lugar, o que o permitiu subir ao 18.º posto à entrada para a derradeira corrida por pontos, posição que manteve nas contas finais.

Ao todo, foram 37 os pontos somados por Diogo Narciso – quatro no scratch, dois na corrida de ritmo, vinte e seis na eliminação e cinco na corrida por pontos. O canadiano Dylan Bibic foi o grande vencedor do dia, com 104 pontos, à frente do italiano Elia Viviani, que somou os mesmos 104 pontos, e do belga Lindsay de Vylder, que fechou o pódio com 101.

Foto: FPC (Arquivo)

Portugal quarto classificado no madison da Taça das Nações

A dupla formada por Diogo Narciso e Iúri Leitão conquistou hoje a quarta posição na prova de madison da Taça das Nações de Pista, disputada em Adelaide, Austrália, uma competição pontuável para o apuramento olímpico.

A equipa portuguesa esteve entre as duplas que conseguiram dobrar o pelotão, somando, dessa forma, 20 pontos. A restante pontuação foi conseguida, essencialmente, na segunda metade da corrida Narciso e Leitão a pontuarem em seis dos dez sprints.

Portugal fechou a corrida com 48 pontos, ficando apenas a quatro da medalha de bronze, alcançada pela dupla britânica formada por Joshua Tarling e Oliver Wood. Os neozelandeses Aaron Gate e Campbell Stewart impuseram-se na luta pelo ouro, com 73 pontos, mais 18 do que os alemães Roger Kluge e Theo Reinhardt.

Este resultado ajuda a blindar a ambição portuguesa de qualificação para os Jogos Olímpicos na disciplina de madison, com o país entre as nações mais bem colocadas para esse objetivo.

Também na luta por um lugar em Paris, o omnium feminino competiu hoje em Adelaide, através de Maria Martins. A corredora ribatejana foi a 13.ª classificada. Maria Martins começou com um 14.º posto em Scratch, foi 12.ª na corrida tempo e 11.ª em eliminação. Chegou à corrida por pontos no 14.º lugar da geral, subindo uma posição na prova decisiva.

Maria Martins fechou o concurso de omnium com 56 pontos. O topo da classificação foi ocupado pela neozelandesa Ally Wollaston, que somou 134 pontos. Seguiram-se a britânica Katie Archibald, com 125, e a estadunidense Jennifer Valente, com 100.

 

Fotos: FPC.

 

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Edição Atual

Artigos que poderá gostar

Ciclismo

Ana Santos estreou-se na primeira etapa da Taça do Mundo de XCO e XCC, que está a decorrer em Mairiporã, no Brasil, com um...

Ciclismo

A portuguesa Maria Martins terminou em nono a prova feminina de eliminação da Taça das Nações de ciclismo de pista, que decorreu em Milton,...

Ciclismo

A seleção nacional de Pista vai competir, este fim de semana, na terceira prova da Taça das Nações, que terá lugar em Milton, no...

Ciclismo

Sauro Agostinho (Casa do Povo de Abrunheira) e Ana Leite (Axpo Team Vila do Conde) ganharam, no passado fim de semana, em Vouzela, “a...

©2022 - SportMagazine - Revista de Treino Desportivo.
Todos os direitos reservados. Quântica Editora - conteúdos especializados, Lda. Praça da Corujeira, 30 4300-144 Porto, Portugal.
Website desenvolvido por Renato Sousa.