12 de Novembro 2024 07:16
Segue-nos

O que procura?

SportMagazineSportMagazine
0

Adaptado

Portugal com 27 atletas nos Jogos Paralímpicos

Foto: CPP

Portugal vai contar com 27 atletas nos Jogos Paralímpicos Paris-2024, que vão ter lugar de 28 de agosto a 8 de Setembro, na capital francesa, sendo que os atletas lusos vão estar representados em 10 modalidades, o que constitui um recorde.

“A cerimónia de apresentação da Missão Portuguesa aos Jogos Paralímpicos Paris 2024 decorrida nos jardins da Câmara Municipal de Loures confirmou a presença de 27 atletas de 10 modalidades nos Jogos Paralímpicos Paris 2024. A Missão Portuguesa conta com sete atletas estreantes em Jogos Paralímpicos, 17 atletas do género masculino e 10 do género feminino que irão competir em 39 eventos medalháveis”, destaca, numa nota publicada no site oficial, o Comité Paralímpico de Portugal.

“O evento que também apresentou os equipamentos desportivos e trajes de cerimónia que os elementos da Missão irão vestir em Paris confirmou o boccia como a modalidade mais representada com sete atletas. As modalidades de triatlo e powerlifting asseguram a estreia nacional em Jogos Paralímpicos. Atletismo, badminton, canoagem, ciclismo, judo, natação e tiro terão também atletas portugueses em competição.
As 10 modalidades em que Portugal estará representado em Paris 2024 constituem um recorde no que concerne ao número de modalidades com representação nacional em edições de Jogos Paralímpicos, superando as oito modalidades registadas em Tóquio 2020”, destaca a mesma nota.

Paris acolherá uma das mais pequenas comitivas portuguesas de sempre, apenas superior aos 13 atletas, das modalidades de atletismo e boccia, que marcaram presença nos Jogos Seul-1988, mas que conquistaram um total de 14 medalhas.

Como acontece desde os Jogos Seul1988, a competição paralímpica partilha as instalações com a olímpica, e deverá juntar cerca de 4.400 atletas, em 549 eventos, de 22 modalidades.

Ao longo de 12 participações, 11 das quais consecutivas, Portugal conquistou 94 medalhas em Jogos Paralímpicos, sendo 25 de ouro, 30 de prata e 39 de bronze.

 

“Plataforma para inspirar as futuras gerações”

José Manuel Lourenço, presidente do Comité Paralímpico de Portugal, diz que os Jogos Paralímpicos de Paris “são uma plataforma para inspirar futuras gerações de atletas e mais uma oportunidade para divulgar os valores da resiliência, inclusão e da ética”.

“Este é o espírito que caracteriza todas as pessoas com deficiência e em particular aquelas que dedicam parte da sua vida ao desporto”, disse.

Por sua vez, Luís Figueiredo, chefe de Missão Portuguesa, alinha pelo mesmo diapasão.

“Ao embarcarmos nesta incrível jornada rumo aos Jogos Paralímpicos de Paris, devemos reconhecer a dedicação e perseverança inabaláveis dos atletas, dos seus treinadores, dos seus sistemas de apoio. Estes atletas incríveis mostram-nos que com sonho, trabalho duro e determinação inabalável é possível superar qualquer obstáculo”, finalizou.

 

Por: Pedro Silva
Foto: CPP

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Edição Atual

Artigos que poderá gostar

Desporto Paralímpico

O Comité Paralímpico de Portugal irá, promover o Dia Paralímpico Jovem no próximo dia 12 de outubro no Centro Desportivo Nacional do Jamor, em...

Desporto Olímpico

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, anunciou, esta segunda-feira, que vai condecorar, numa data a anunciar, os atletas portugueses medalhados nos Jogos...

Desporto Paralímpico

  O presidente do Comité Paralímpico de Portugal (CPP) faz um balanço extremamente positivo da participação lusa nos Jogos Paralímpicos Paris-2024, que resultaram em...

Desporto Paralímpico

Os Jogos Paralímpicos Paris-2004 tiveram a sua conclusão no domingo, com uma cerimónia final carregada de brilho, cor e emoção, sendo que Portugal fechou...

©2022 - SportMagazine - Revista de Treino Desportivo.
Todos os direitos reservados. Quântica Editora - conteúdos especializados, Lda. Praça da Corujeira, 30 4300-144 Porto, Portugal.
Website desenvolvido por Renato Sousa.