A 20ª edição da EDP Maratona do Porto “proporcionou um dia memorável de resistência, celebração e conquistas para milhares de atletas, famílias e entusiastas da corrida. Com a partida situada junto ao Sea Life Porto e uma chegada vibrante no Queimódromo”, destaca, na nota publicada no site oficial, a Runporto, organizadora da prova que “mobilizou milhares de pessoas e consolidou-se, mais uma vez, como uma das maratonas mais icónicas da Europa”.
“O tiro de partida foi dado pela atleta olímpica Fernanda Ribeiro e Ricardo Moreira representante da Ágora, que juntos, deram início à competição pontualmente às 8h00. Ao sinal, 12 mil participantes de todas as idades e nacionalidades começaram a corrida, movidos pela adrenalina, entusiasmo e o espírito de superação que marcaram esta 20ª edição da EDP Maratona do Porto”, junta a nota.
O ugandês Abel Chelangat venceu a 20.ª edição da Maratona do Porto, ao finalizar o percurso de 42,195 quilómetros em 2:10.01 horas, distante do recorde da prova, de 2:08.58, fixado há três anos pelo queniano Zablon Chumba.
Com passagem pela meia maratona ao fim de 1:04.21 horas, Chelangat cruzou isolado a meta instalada no Queimódromo e sucedeu ao queniano Emmanuel Kemboi, vencedor em 2023, com 2:14.13, relegando os quenianos Gideon Kiprop Rotich e Patrick Ketter Kiplagat para os restantes lugares do pódio, a 1.00 e 1.06 minutos, respetivamente.
Na vertente feminina, a queniana Naom Jebet venceu em 2:30.00 horas, à frente da compatriota Peniah Jerop, segunda classificada, a 10.08 minutos, e da sueca Malin Starfelt, terceira, a 12.
Nuno Lopes, oitavo, com 2:20.30 horas, e Laura Grilo, 104.ª na classificação geral e quinta entre as mulheres, com 2:54.08, foram os atletas portugueses mais rápidos e sagraram-se campeões nacionais de maratona, face à inclusão dessa prova anual tutelada pela Federação Portuguesa de Atletismo (FPA) no evento portuense.
“A cerimónia de entrega de prémios contou com a presença de várias figuras importantes, incluindo César Navio, em representação da Ágora, Nuno Matos, vereador da Câmara Municipal de Matosinhos, Mário Duarte, representando a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, Joana Teixeira da Cunha, em nome da EDP, e Paulo Santos, vice-presidente do IPDJ (Instituto Português do Desporto e Juventude). Além dos troféus, os atletas premiados receberam um cabaz de produtos biológicos do Lidl, food sponsor do evento, reforçando o compromisso da maratona com a saúde e o bem-estar dos participantes”, destaca a nota da Runporto.
Por: Pedro Silva
Fotos: Runporto