23 de Maio 2022 06:53
Segue-nos

O que procura?

SportMagazineSportMagazine

Atualidade

Pedro Soares e a imparável máquina de fabricar medalhas no judo nacionalGala do Desporto 

Pedro Soares, treinador do campeão mundial Jorge Fonseca. Foto: Sporting

Jorge Fonseca tinha 13 anos quando decidiu que queria fazer judo. Os contras eram muitos. “Gordinho”, como refere-se a si na época, e sem dinheiro para o kimono nem para outro equipamento, espreitava os treinos na escola da Damaia. O professor era um dos melhores judocas portugueses de sempre, Pedro Soares. O destino do menino, que chegara dois anos antes de São Tomé e Príncipe, e do judoca duas medalhas de prata e duas de bronze em Campeonatos Europeus, estava definitivamente cruzado.

Jorge seria treinado por Pedro ainda adolescente. Mais de 15 anos após aquele encontro, Jorge Fonseca superou o mestre: hoje é considerado um dos maiores judocas de sempre em Portugal. Bicampeão mundial, teve em 2021 um ano mágico: medalhado de bronze nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 e a segunda conquista mundial na categoria de -100kg. Ao lado, inseparável, estava Pedro Soares.

Ao treinador, some-se a 2021 mais vitória da Golden League pelo Sporting Clube de Portugal, equipa onde acumula a função de treinador com a de selecionador nacional. “É a segunda vez que vivo este momento, que é um dos mais felizes da minha carreira. É muito especial vivê-lo em casa. Nada disto seria possível sem os atletas”, destacou na ocasião.

Um ano com tantas vitória rendeu a Pedro Soares a indicação como finalistas a “Desportistas do Ano” na categoria treinador. O prémio é oferecido pela Confederação do Desporto de Portugal (CDP) e será entregue na 25ª Gala do Desporto, que se realizará a 3 de março próximo no Salão Preto e Prata do Casino Estoril.

O treinador de 47 anos, natural de Lisboa, é a último das cinco figuras que a SportMagazine destaca desde a última quarta-feira, numa série de perfis. Pedro Soares concorre ao prémio com Jorge Pichardo Fundora (atletismo), Hélio Lucas (canoagem), Jorge Braz (futsal) e Lourenço França (ginástica).

Pedro Soares Liga dos Campeões de judo pelo segundo ano consecutivo em 2021. Foto: Sporting

O sucesso de Soares como treinador reflete o de um judoca disciplinado e vencedor. Foi 11 vezes campeão nacional de séniores. Antes, foi o primeiro judoca português a vencer um Campeonato da Europa de Juniores, em 1994. Ganhou ainda duas medalhas de bronze em Campeonatos Mundiais Universitários (1996 e 1998) e, em 1999, conquistou a medalha de ouro nas Universíadas, na categoria de meio pesado (-100 kg). Esteve ainda presente nos Jogos Olímpicos por duas vezes: Atlanta (1996) e Sydney (2000).

Chegou em 2007, “com meia dúzia de jovens que trouxe da Damaia”, ao Sporting. Um deles era o Jorge Fonseca. Refundou a secção de judo do clube e tornou-se numa espécie de catalisador para os atleta de alto rendimento. Vieram nomes como Joana Ramos e João Pina, por exemplo.

Com Soares, João Pina foi duas vezes Campeão Europeu na categoria de -73 kg; Joana Ramos conquistou a medalha de prata na categoria de -52 Kg, nos Europeus de 2011. Orgulhoso do caminho percorrido, elogia todos sem querer os méritos de um 2021 à beira da perfeição apenas para si.

“Está de parabéns o judo, o desporto português e o Sporting CP, que é o clube onde Jorge Fonseca e tantos outros campeões foram formados. Neste momento, o Sporting CP é o melhor Clube de judo da Europa”, afirmou ano passado logo após o bis mundial. “São eles [treinador e família] que me dão força e sempre estiveram ao meu lado nos momentos mais difíceis”, afirmou Fonseca aos canais oficial do Sporting.

Pedro Soares, treinador de judo. Foto: Sporting

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

Artigos que poderá gostar

Judo

Quebrar uma barreira, ganhar uma medalha. Se a carreira desportiva de Telma Monteiro fosse aritmética simples, a fórmula estava encontrada. A melhor judoca portuguesa...

Adaptado

A judoca portuguesa Joana Santos (-57 kg) conquistou esta terça-feira a medalha de ouro nos Jogos Surdolímpicos, que se realizam em Caxias do Sul, no Brasil....

Judo

ATUALIZADA ÀS 14H49 A judoca portuguesa Catarina Costa conquistou esta sexta-feira a primeira medalha para Portugal nos Europeus que decorrem na Arena Armeets, em...

Judo

A judoca portuguesa, Telma Monteiro (-57kg), foi eliminada esta sexta-feira, pela alemã Pauline Starke, no primeiro combate dos Europeus de Judo, em Sófia. Em...

@2021 - SportMagazine - Revista de Treino Desportivo.
Todos os direitos reservados. Quântica Editora - conteúdos especializados, Lda. Praça da Corujeira, 30 4300-144 Porto, Portugal.
Website desenvolvido por Renato Sousa.