23 de Maio 2024 12:26
Segue-nos

O que procura?

SportMagazineSportMagazine
0

Cursos e Congressos

Pedro Sequeira avalia 9º Congresso de Treinadores: “Foram temas transversais e úteis para qualquer tipo de treinador”

Pedro Sequeira, presidente da CTP. Foto: João Tinoco/SM

O 9º Congresso de Treinadores de Língua Portuguesa decorreu este fim de semana, em Leiria. Este evento, que reuniu aproximadamente 300 participantes (entre presenciais e online), contou com diversas temáticas a serem discutidas e diversos workshops. A Confederação de Treinadores de Portugal (CTP) foi a responsável pela organização deste evento. De uma forma geral, participantes e organizadores avaliaram positivamente o encontro ao longo de dois dias.

Pedro Sequeira, presidente da CTP, e também diretor da SportMagazine, entre outros cargos, realçou aquilo que foi alcançado com as temáticas abordadas neste evento e tudo aquilo que os treinadores podem retirar, a nível de aprendizagem, para os seus percursos.

“Eu faço aqui uma colagem ao Congresso Mundial dos Treinadores que tivemos este ano desportivo, mas no final do ano civil passado. O ambiente que conseguimos encontrar aqui no Congresso é extraordinário. Vai muito para além das conferências e dos workshops. É os momentos fora, como conseguimos, e nos coffee breaks  apercebemo-nos disso, os treinadores a falarem entre eles, independentemente da modalidade, independentemente se são da formação, se são do rendimento e estou muito satisfeito com isso. Eu tenho sentido nos últimos anos que este Congresso traz um pouco isso. Para além das conferências, obviamente, estamos satisfeitos com as pessoas que convidámos. Foram sido temas muito transversais e úteis para qualquer tipo de treinador. Estou muito satisfeito. Eu acho que acima de tudo vai haver um número de treinadores que vão tirar algumas ferramentas, pequenas informações ou novas competências para depois aplicar no processo de treino”, avaliou.

Fátima Monge da Silva, ex-treinadora de andebol e figura histórica da modalidade, que foi homenageada este sábado, primeiro dia do evento, destacou, numa conversa com a SportMagazine, a importância de momentos como este para os treinadores.

“Acho que é importante fazermos estes congressos porque uma das coisas que eu penso é que o treinador tem que aprender ao longo da sua vida. Só no momento em que se tira o curso ou que se vai a uma formação chega. Eu, como treinadora, sempre que possível, estava a fazer estas formações que são importantíssimas para nós. É de louvar esse género de palestras e de encontros que são importantes para os treinadores”, afirmou

Manuel Ribeiro, que já foi jogador, treinador, preparador físico e diretor desportivo, com 40 anos de experiência no futebol – de momento tem 68 anos e encontra-se aposentado – veio de Leça da Palmeira para assistir a este Congresso de Treinadores. O treinador avaliou que como bastante relevante este tipo de evento, tanto para rever pessoas, como para aprender.

“Motivou-me vir a partilha do conhecimento, rever colegas, amigos, passar um dia a falar do desporto. Aqui encontrei um contributo muito bom, excelente. Gosto muito de participar de congressos, eventos, fóruns e procuro estar presente fundamentalmente porque são nestes encontros que somos capazes de evoluir e enriquecer os nossos conhecimentos, pode até não ser para plicar, mas para conhecimento pessoal. Neste momento faço mais investimento pessoal do que para o aplicar porque julgo que estou em final de carreira, embora o Jesualdo Ferreira tenha 75 anos e continue a treinar o que é um bom exemplo para nós todos”, disse.

Para além de treinadores, também José Lima, coordenador do Plano Nacional de Ética no Desporto, no IPDJ, parabenizou, durante uma palestra na qual participou, a Confederação de Treinadores de Portugal pelo evento realizado. Realçou ainda a importância das temáticas abordadas para todos os treinadores e envolvidos no desporto que necessitam da reflexão e do conhecimento que o Congresso de Treinadores oferece.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Edição Atual

Artigos que poderá gostar

Pedro Sequeira

(Para) um verdadeiro reconhecimento da importância do treinador A Lei nº. 106/2019 de 6 de setembro (conhecida como a “Lei dos Treinadores”), no seu...

Pedro Sequeira

Ansiedade, responsabilidade ou apenas mais um jogo? – crónica nº 7 do Europeu de Andebol 2024, por Pedro Sequeira* Tentei não escrever de imediato...

Pedro Sequeira

Lutámos mesmo por um lugar nas meias-finais! – crónica nº 6 do Europeu de Andebol 2024, por Pedro Sequeira* A Suécia, a par da...

Pedro Sequeira

Para lá da vitória com a Eslovénia – crónica nº 4 do Europeu de Andebol 2024, por Pedro Sequeira* Hoje não vou escrever sobre...

©2022 - SportMagazine - Revista de Treino Desportivo.
Todos os direitos reservados. Quântica Editora - conteúdos especializados, Lda. Praça da Corujeira, 30 4300-144 Porto, Portugal.
Website desenvolvido por Renato Sousa.