7 de Dezembro 2023 17:49
Segue-nos

O que procura?

SportMagazineSportMagazine
0

Atualidade

Pedro Sequeira inicia novo mandato à frente da Confederação de Treinadores de Portugal

Pedro Sequeira, presidente da CTP. Foto: SM

O professor Pedro Sequeira deu início esta quinta-feira ao terceiro mandato (2022-2026) enquanto presidente da Confederação de Treinadores de Portugal (CTP). A tomada de posse teve lugar na Adega do Palácio do Marquês de Pombal, em Oeiras. Reeleito por unanimidade, o vice-presidente da Federação de Andebol de Portugal (FAP) e o também diretor da revista SportMagazine, destacou que ainda há muito trabalho a fazer à frente da instituição.

“Ainda há muitas sociedades desportivas que não estão organizadas a nível de associação de treinadores, por isso ainda há muito para fazer. Na formação ainda mais. A escola de treinadores começou a fazer um percurso, mas de facto há muita coisa para ser feita. Ainda há um terceiro aspeto, que eu ainda não falei, que já começámos a trabalhar neste segundo mandato. Tem que ver com o pacote laboral, o que poderia designar como um pacote legislativo tocando em várias áreas dos treinadores, desde a sua formação, aos contratos de trabalho, a sua relação com as federações, os clubes, por aí a fora. Há necessidade de se fazer e iniciou-se no segundo mandato”, disse em declarações à nossa reportagem.

Vasconcelos Raposo, treinador olímpico de natação. Foto: SM

Estiveram presentes na cerimónia de posse de Pedro Sequeira autoridades desportivas como o presidente do Comité Paralímpico de Portugal (CPP), José Lourenço, e o secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia, além de desportistas, pesquisadores e os membros  Órgãos Sociais eleitos para este mandato, como por exemplo o treinador olímpico de natação e professor António Vasconcelos Raposo, presidente da Assembleia Geral da CTP.

O reconhecimento do papel dos treinadores continua a ser uma prioridade para Pedro Sequeira, que vê esse mesmo objetivo como sendo o maior desafio deste terceiro mandato. O presidente da Confederação de Treinadores de Portugal defende que “não pode haver competição, nem treino, sem treinador”.

No entanto, destaca que a sociedade impõe uma grande pressão aos treinadores, exigindo algo “como se o treinador fosse a pessoa mais bem paga do mundo”, quando muitos deles são voluntários. Com isto, Pedro Sequeira reforça que o treinador faz o que faz porque adora os seus atletas e, por muito que a CTP esteja melhor do que nos dois mandatos anteriores, ainda “existe um longo caminho para o reconhecimento dos treinadores”.

Os membros Órgãos Sociais eleitos para este mandato. Foto: SM

Pedro Sequeira conversa com o Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia. Foto: SM

 

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Edição Atual

Artigos que poderá gostar

Cursos e Congressos

Pedro Sequeira, Presidente da Confederação de Treinadores, acompanhado pela Diretora Executiva, Carolina Mendonça, representaram Portugal neste evento internacional que já foi organizado em Portugal...

Pedro Sequeira

Saúde mental de atletas… e de treinadores A importância da saúde mental no desporto é um aspeto frequentemente subestimado, mas crucial, para o desempenho...

Cursos e Congressos

O 10º Congresso de Língua Portuguesa terminou este fim de semana, na Cidade Europeia do Desporto 2023 – Viana do Castelo. O evento organizado...

Pedro Sequeira

A Ética e os Valores no Desporto são uma temática regularmente abordada em diferentes contextos. Quando algo de menos bom acontece num evento desportivo...

©2022 - SportMagazine - Revista de Treino Desportivo.
Todos os direitos reservados. Quântica Editora - conteúdos especializados, Lda. Praça da Corujeira, 30 4300-144 Porto, Portugal.
Website desenvolvido por Renato Sousa.