O 10º Congresso de Língua Portuguesa terminou este fim de semana, na Cidade Europeia do Desporto 2023 – Viana do Castelo. O evento organizado pela Confederação de Treinadores contou com a presença de imensos treinadores, atletas, entre outros ativos do desporto nacional. Pedro Sequeira, presidente da Confederação, deixou uma breve análise acerca do evento.
“O Congresso dos Treinadores é sempre um momento importante onde nós temos oportunidade de debater imensos assuntos, dar formação aos treinadores e atualizá-los. Essa é a importância que o Congresso dos Treinadores tem. Neste 10º Congresso nós quisemos que este servisse para se debater a construção do plano estratégico da Confederação dos Treinadores para os próximos 10 anos. Ou seja, foi semelhante ao dos anos anteriores mas com conteúdos e com temas que também para nós [Confederação] são estruturantes para a construção deste plano estratégico”, disse em declarações à SportMagazine.
Em relação ao formato do Congresso, Pedro Sequeira realça que vai estar atento ao feedback dado pelos intervenientes e confessa que não tem qualquer problema em voltar ao formato anterior – com uma parte dedicada a mais modalidades (de forma específica).
Para além do presidente da Confederação, também diretor da SportMagazine, houve mais intervenientes a dar a sua opinião. Jorge Braz, selecionador nacional de futsal, dá este evento como “fundamental”. “No fundo isto é responsabilidade nossa, contribuir para aquela que é a nossa atividade, que é o desporto. E o treinador é uma peça central no desenvolvimento do treino, na liderança, em tudo. Por isso, conseguir juntar este universo e todas as pessoas acho de uma importância muito grande”, disse.