30 de Setembro 2022 07:41
Segue-nos

O que procura?

SportMagazineSportMagazine

Cursos e Congressos

Pedro Sequeira abre o 9º Congresso Treinadores de Língua Portuguesa

Pedro Sequeira, presidente da CTP. Foto: João Tinoco/SM

Organizado pela Confederação de Treinadores de Portugal (CTP), o 9º Congresso Treinadores de Língua Portuguesa arrancou, na manhã deste sábado (a decorrer até o domingo), presencialmente no Auditório da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Leiria – e também na modalidade online. Com o lema “Treinadores a uma só voz”, o evento reúne aproximadamente 150 treinadores em Leiria, Cidade Europeia do Desporto 2022, e número semelhante via streaming.

Coube ao presidente da CTP, Pedro Sequeira, realizar a abertura do evento. “Trata-se de um congresso com temas transversais a todos os treinadores, com conferências plenárias e workshops, um formato que tem agradado. Além disso, a pedidos, o congresso passa a ser anual em vez de ser bianual, como acontecia anteriormente”, começou por dizer.

“Mais de 95% dos treinadores em Portugal trabalham em regime voluntariado, para a Confederação isso nunca fará sentido”, destacou Sequeira, a referir, em seguida, as parcerias com Leiria – nomeadamente através das pessoas do vereador do Desporto de Leiria, Carlos Palheira e do presidente da C. M. de Leiria, Gonçalo Lopes – e com o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), diante da presença do presidente do organismo, Vítor Pataco, à frente da instituição que colabora a cada edição para a realização do evento a um custo acessível a todos os treinadores.

“Precisamos que os treinadores tenham outras condições do ponto de vista do trabalho, algumas coisas estão mudando, mas precisamos que a médio prazo haja uma mudança de paradigma e a sociedade valorize cada vez mais o trabalho que vocês realizam. E este momento é importante para que isso aconteça e continuemos o nosso percurso”, afirmou Pedro Sequeira, que também é diretor da SportMagazine, antes de concluir a fala a desejar a todos um ótimo congresso.

Ao todo, o congresso é dividido em seis conferências plenárias, com temáticas que envolvem a todas os desportos. Estas valerão 0,5 e 0,7 unidades de crédito respetivamente – presencial no Auditório da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Leiria e online através da plataforma de inscrições.

“Este congresso é especial porque é feito de treinadores para treinadores, é um momento especial e único de discussão entre pares. Este evento envolve a comunidade de língua portuguesa e isso acrescenta relevância à esta organização”, disse Vítor Pataco, presidente do IPDJ.

Os Workshops de modalidade com componentes teóricas e/ou práticas, que ocorrerão – apenas no formato presencial – no primeiro dia do evento, das 15h00 às 20h00, serão realizados em conjunto com as Associações de Treinadores com 1 unidade de crédito (ver programa) apenas presenciais nos vários espaços desportivos das modalidades.

Entre as seis conferências plenárias, destaca-se uma novidade: a “1ª Conferência Plenária: TreinadorAs precisam-se!”, composta apenas por mulheres. A mesa será moderada por Cristina Almeida, diretora do Departamento de Estudos e Projetos do Comité Olímpico de Portugal, e terá as participações de Fátima Monge da Silva, treinadora de andebol, Maria Carlos Marques, treinadora de voleibol, e Susana Cova, treinadora de futebol.

“Esses congressos têm essa característica: não abordam só uma modalidade especificamente, mas também partilham algumas questões de ordem geral que são importantes e que fazem parte da formação dos treinadores: desde a própria legislação, a questões da ética que são cada vez mais atuais e são determinantes na formação dos jovens e dos treinadores e a própria questão do desenvolvimento no feminino. Haverá esta conferência que trata só desse assunto em específico. Sabemos que é cada vez mais importante atrair mais jovens formadoras e praticantes no feminino”, destacou Carlos Dinis, vice-presidente da CTP.

As demais conferências terão como temas “António Vasconcelos Raposo: Propostas Legislativas – Treinadores”, sob mediação de Pedro Sequeira, presidente da CTP; “Moniz Pereira: Comunicação dentro e fora da equipa, preletor a anunciar”; “Teotónio Lima: Competências para a vida através do Desporto – projeto ERASMUS+ Skills by Sport”; “Código Deontológico do Treinador”; e “Captação de crianças e jovens para o desporto: os desafios da sociedade do século XXI”.

Os workshops abordarão especificamente as modalidades Andebol, Culturismo e Fitness, Educação Física e Desporto Escolar, Futebol, Futsal, Hóquei em patins, Patinagem artística, Surf e Voleibol. “Fundamentalmente, o objetivo desse encontro neste congresso é possibilitar aos treinadores a partilha de conhecimento e de informação que é decisiva na formação contínua de qualquer treinador. Isso me parece o mais importante, mas também, de alguma maneira podermos estar em comum a partilhar muitas das situações tanto de âmbito geral da formação global dos treinadores como de âmbitos muito específicos de cada modalidade”, ressaltou Carlos Dinis.

Consulte o programa do 9º Congresso Treinadores de Língua Portuguesa, aqui.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

Artigos que poderá gostar

Atualidade

O Dia do Treinador foi celebrado no domingo, por parte da Confederação de Treinadores de Portugal, em Viana do Castelo, na Sala Couto Viana...

Andebol

A Federação Europeia de Andebol (EHF) criou um manual de andebol como ferramenta de ajuda a todas as federações nacionais e clubes. No sábado,...

Atualidade

O Dia do Treinador é celebrado pela Confederação de Treinadores de Portugal no dia 25 de setembro. Para assinalar o momento vai realizar-se, em...

Outras Modalidades

Os Campeonatos Nacionais Absoluto, Feminino e Amador, de xadrez, acontecem na Cidade Europeia do Desporto – Leiria -, entre os dias 11 e 19...

©2022 - SportMagazine - Revista de Treino Desportivo.
Todos os direitos reservados. Quântica Editora - conteúdos especializados, Lda. Praça da Corujeira, 30 4300-144 Porto, Portugal.
Website desenvolvido por Renato Sousa.