30 de Setembro 2022 06:30
Segue-nos

O que procura?

SportMagazineSportMagazine

Andebol

Pedro Alvarez e a experiência com a integração e afirmação de jovens atletas: “Mas essas cervejas são para quem?”

Pedro Alvarez, treinador do OHV Aurich. Foto: Daniel Leal/SM

Treinador do OHV Aurich, da Alemanha, o português Pedro Alvarez foi um dos preletores, este sábado, no 19.º Congresso Técnico Científico de Andebol, que decorre até o domingo no Pavilhão Multiusos de Gondomar. Há mais de seis anos a treinar equipas de fora do país, o EHF Master Coach levou a sua experiência para tratar do tema “Integração e afirmação de jovens jogadores em equipas de rendimento”.

“Quatro aspetos são essenciais: um está naquilo que é o trabalho técnico que podemos trabalhar, o segundo são questões relacionados com o componente psicológico, o terceiro questões de formação do corpo para poder jogar a um nível mais elevado e aguentar as cargas de treino e jogo no alto rendimento e, o quarto, naturalmente é jogar”, começou por dizer o treinador de 49 anos.

Com passagens pelo HC Bruck (da Alemanha, 2019 a 2020) e a equipa austríaca do HIB Handball Graz (2015 a 2019), Pedro Alvarez destacou que pequenas correções técnicas são essenciais para uma eficácia no jogo individual e evolução de um jovem jogador. Retirar o rendimento máximo do jogador dentro do modelo de jogo da equipa é fundamental. “Cabe a cada um de nós conseguir adaptar o jogador. Há que os enquadrar e nesse enquadramento temos que explicar qual a sua importância, o que eles têm de fazer dentro do modelo de jogo e da organização”, detalhou.

Outro ponto relevante apontado pelo treinador é o desenvolvimento físico. A preparação específica do próprio jogo – como o saltar, rematar e o contacto físico como basilares para um atleta de alto rendimento – como fundamental para o desenvolvimento do atleta e para a prevenção de lesões para uma boa longevidade na carreira. A apresentar situações reais em vídeo, Pedro Alvarez alertou acerca das lesões nas pré-épocas e da necessidade de planear e não trabalhar em excesso com os atletas com atenção de não os levar às lesões.

“Em cada país temos que respeitar a cultura local. Numa determinada situação, eu vi várias grades de cervejas a chegar. Perguntei então: ‘Mas essas cervejas são para quem?’. Perguntei se era para os adeptos ou o quê… Mas não, era para os atletas. Eu poderia falar que era preferível beber água, mas a seguir ao treino eles beberiam três, quatro cervejas. Então, o que eu decidi fazer? Pesamos na última semana de treinos e eu propus-lhes uma competição. Quem voltasse acima do peso pagaria uma grade de cerveja. Competição aceita. Aí tens um estímulo do trabalho e uma boa forma de integração ao treino”, afirmou, referindo-se à experiência que tem no andebol alemão.

Sobre o acompanhamento pessoal a nível dos atletas, Pedro Alvarez afirmou que é importante inserir os jogadores dentro das propostas e acompanhá-los de perto, com integração e desafios pessoais. “É muito importante que todas as pessoas estejam integradas. Temos que explicar claramente o que esperamos do jogador, criar metas e objetivos pessoais.”

A gestão dos grupos de atletas, com adaptações para trabalhar com os jogadores da melhor forma também foi abordado. Pedro Alvarez falou da possibilidade de trocar a posição de jogadores a depender das características, ou mesmo de emprestar os atletas para outras equipas, com quem se tem boa relação, ou para as equipas B, sempre com a finalidade de evolução. “Muitas vezes temos que saber dar-lhes a oportunidade de trabalhar com outra equipa”, alertou o treinador a prender a atenção dos mais de 200 participantes (entre presenciais e online) do evento.

O 19.º Congresso Técnico Científico de Andebol é organizado pela Federação de Andebol de Portugal, com o apoio da Câmara Municipal de Gondomar. O Congresso Técnico Científico de Andebol está homologado pela EHF, para a renovação da EHF Pro License e pelo IPDJ, para efeitos da formação contínua de treinadores com 3 UC.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

Artigos que poderá gostar

Andebol

A Federação Europeia de Andebol (EHF) criou um manual de andebol como ferramenta de ajuda a todas as federações nacionais e clubes. No sábado,...

Andebol

O play-off da EHF European League joga-se no próximo dia 27 de setembro. Um dos jogos que marca o calendário é o encontro entre...

Andebol

A segunda eliminatória da EHF European League começa no próximo dia 27 de setembro. Entre tantos encontros, um deles põe frente a frente duas...

Andebol

A final four da Supertaça 2022/23 foi disputada este fim de semana, em Serpa, no Pavilhão dos Desportos Carlos Pinhão. Nas meias-finais da competição,...

©2022 - SportMagazine - Revista de Treino Desportivo.
Todos os direitos reservados. Quântica Editora - conteúdos especializados, Lda. Praça da Corujeira, 30 4300-144 Porto, Portugal.
Website desenvolvido por Renato Sousa.