A Seleção Nacional de Andebol vai defrontar o Brasil no início da tarde desta quarta-feira, pelas 14h30, naquela que é a primeira jornada do Main Round do Campeonato do Mundo 2023, que se disputa na Suécia e na Polónia. O jogo decorre em Gotemburgo, cidade sueca. Portugal e Brasil partem para esta fase com os mesmos dois pontos, tal como a Islândia e a Hungria.
Paulo Pereira, selecionador nacional, regressa ao banco de suplentes, orientando a Seleção Nacional no pavilhão pela primeira vez nesta competição. O técnico português não quis abordar os jogos de suspensão, focando-se apenas no principal compromisso português – vencer a seleção brasileira no primeiro jogo do Main Round. Paulo Pereira analisa a equipa do Brasil e destaca alguns pormenores que podem fazer a diferença. Contudo, a vitória é o principal objetivo.
“Esta equipa brasileira vale muito. Até porque não tiveram que viajar, nós fizemos a viagem, tivemos de nos adaptar ao novo hotel, aqueles detalhes que é preciso ter em atenção. E o Brasil é uma equipa muito interessante, temos de ter um cuidado máximo na preparação do jogo e na abordagem ao jogo. É uma hora, 15h30 [horas locais – 14h30 em Portugal], temos de adaptar algumas coisas acerca do que é o nosso programa. Preferia que fosse mais ao fim da tarde, assim dava mais algum tempo, mas, sendo assim, vamos preparar o jogo do Brasil como se fosse o mais importante e nem quero pensar no que vem a seguir, as contas, não há nada a fazer. Nós, neste momento, é Brasil, se queremos continuar a ter ambições e expectativas que criámos desde o início e que sentimos que podemos ter”, afirmou.
Devido ao cansaço, Paulo Pereira afirma ainda que, devido ao facto de ter enfrentado o Brasil, ajuda a Seleção Nacional no sentido em que, conhecendo a formação brasileira, permitiu um maior descanso, afirmando que “aqui o menos é mais”.
“Eu acho que ajuda [ter enfrentado o Brasil há cerca de uma semana], porque foi aquilo que eu lhes disse quando acabou o nosso treino, nós precisamos de descansar hoje um pouco. Ao mesmo tempo não podemos desligar do que vamos ter. Se tivéssemos de jogar com Cabo Verde ou com a Suécia, teríamos de ter uma reunião curta para falar de defesa ou do ataque. Jogámos com o Brasil recentemente e temos muita informação. E aqui o menos é mais. Se tivermos dúvidas o melhor é fazer menos um treino. Aqui é muita carga todos os dias, depois é difícil as pessoas estarem sempre concentradas”, realçou o selecionador nacional.
Para além de Portugal e Brasil, do outro lado vão decorrer dois jogos no grupo da Seleção Nacional. Cabo Verde encontra a Islândia pelas 17h00 e a Hungria joga contra a Suécia pelas 19h30.