Portugal conheceu este domingo a lista dos convocados para a Yellow Cup, torneio a realizar na Suíça, entre os dias 7 e 9 deste mês, e para o Campeonato da Europa, que ocorre entre 13 e 30 de janeiro. O selecionador nacional de andebol, Paulo Jorge Pereira, anunciou os nomes de 20 atletas, dos quais restarão 18 na lista final – dois ainda ficarão de fora do Euro.
O pivot Tiago Sousa (Águas Santas), o latera-direito Daniel Vieira (Avanca), e o central Martim Costa (Sporting) dão sangue novo à equipa das Quinas no lote que já denota as presenças dos habituais Heróis do Mar. Por outro lado, são baixas confirmadas por lesão: Luís Frade, pivô do FC Barcelona, Pedro Portela, ponta do HBC Nantes, André Gomes, lateral do MT Melsungen e, ainda, João Ferraz, lateral do HSC Suhr Aarau.
A equipa cumpre até a quarta-feira o segundo estágio no Complexo Desportivo de Rio Maior, até a viagem para Winterthur, na Suíça, onde arrancam na 49ª Edição do Torneio Yellow Cup. Pela frente, estarão as formações da Suíça, Ucrânia e Montenegro.
Após estes jogos de preparação, Portugal rumará para Budapeste, na Hungria a 11 de janeiro, que será a sede de Portugal durante a participação no Campeonato da Europa de 2022, com o jogo inaugural da Seleção Nacional a ter lugar a 14 de janeiro, com a Islândia. Paulo Pereira destacou o principal objetivo da equipa no Euro.
“O nosso grande objetivo neste Europeu vai ser passar ao Main Round. E isto não é descer a ambição, claro que se nós chegarmos ao lá temos logo outro objetivo já escrito para querer atingir. Mas esta fase é importantíssima para nós, se conseguirmos passar o Main Round garantimos não ter que jogar o 1º Play Off para o Mundial de 2023″, afirmou o treinador.
“E, se nós nos classificarmos para o Mundial, ficamos com o recorde de apuramento para grandes competições consecutivas. Vamos tentar encontrar a melhor versão de nós próprios, para fazermos aquilo que ainda não foi feito. Portanto, a primeira etapa é tentar o Main Round, depois disso sabemos que os 12 primeiros classificados jogam apenas o 2º Play Off de Qualificação para o Mundial de 2023. Mas também sabemos que os primeiros quatro classificados do Europeu se apuram diretamente para o Mundial, e nós queremos melhorar a nossa marca que é o sexto lugar”, acrescentou Paulo Pereira.
Eis a lista dos 20 convocados:
Guarda-redes: Gustavo Capdeville (Benfica), Miguel Espinha (Cesson-Rennes, Fra) e Manuel Gaspar (Sporting).
Pontas: Diogo Branquinho (FC Porto), Leonel Fernandes (FC Porto), António Areia (FC Porto) e Francisco Tavares (Sporting).
Laterais: Salvador Salvador (Sporting), Alexandre Cavalcanti (Nantes, Fra), Fábio Magalhães (FC Porto), Gilberto Duarte (Montpellier, Fra), Daniel Vieira (Avanca) e Ángel Hernández (Kuwait SC, Kuw).
Centrais: Miguel Martins (Pick Szeged, Hun), Martim Costa (Sporting) e Rui Silva (FC Porto).
Pivôs: Tiago Rocha (Nancy, Fra), Daymaro Salina (FC Porto), Victor Iturriza (FC Porto) e Tiago Sousa (Águas Santas).
Calendário de Jogos:
49º Torneio Yellow Cup (Suíça)
Montenegro-Portugal – 7 de janeiro, às 16h45
Suíça-Portugal – 8 de janeiro, às 19h15
Portugal-Ucrânia, 9 de janeiro, às 12h30
Men’s EHF Euro 2022
Grupo B
Portugal -Islândia – 14 de janeiro, às 19h30 (RTP2)
Portugal : Hungria – 16 de janeiro, às 17h00 (RTP2)
Países Baixos-Portugal, 18 de janeiro, às 19h30 (RTP2)
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Federação Andebol Portugal (@andebolportugal)