4 de Fevereiro 2023 06:23
Segue-nos

O que procura?

SportMagazineSportMagazine

Natação

Paulo Frischknecht: “Diogo Ribeiro será dos maiores talentos da natação portuguesa”Exclusivo 

Diogo Ribeiro nadador português. Foto: Federação Portuguesa de Natação

Paulo Frischknecht, múltiplo campeão e recordista nacional, que conta com participações nas provas internacionais mais importantes da natação, tais como os Jogos Olímpicos de Montreal – 1976 – e Moscovo – 1980 – falou com a SportMagazine acerca do momento atual da natação portuguesa.

De acordo com o antigo presidente da Federação Portuguesa de Natação, existem muitas diferenças distintas entre os tempos em que era nadador e os tempos atuais. No entanto, aceita essas diferenças, afirmando que na natação, tal como noutras modalidades, o “progresso é a única via possível”.

“Julgo que as condições de prática são completamente distintas. A disponibilidade e o conforto dessa prática também. E os propósitos definidos, sem dúvida. Eu não gosto de fazer comparações, porque cada tempo tem todas as suas circunstâncias”, disse.

Paulo Frischknecht destacou ainda o número de praticantes, destacando que existem muitos mais nadadores hoje em dia do que nas décadas passadas. O que, segundo Paulo, também ele atual presidente do conselho de administração da Fundação do Desporto, só pode resultar em algum talento e em resultados desportivos positivos que acabam por dar mais visibilidade à natação.

Quando se falou de talento, o primeiro nome a surgir foi Diogo Ribeiro, nadador de 18 anos que representa o Sport Lisboa e Benfica. Paulo Frischknecht diz seguir o atleta português e destaca as qualidades do mesmo.

“O Diogo será, eventualmente, dos maiores talentos da natação portuguesa das últimas décadas. Felizmente tivemos talentos em todas elas. O Diogo Ribeiro é capaz de ser uma bandeira para os próximos cinco, dez anos em Portugal. Isto em termos internacionais, não é só para consumo interno. Face às marcas que já conseguiu, os lugares que tem no ranking e a sua disponibilidade em termos atléticos e a juventude. Portanto, é um dos exemplos acabador que só pode progredir daqui para a frente”, explicou.

Diogo Ribeiro bateu, recentemente, 10 recordes nacionais no Campeonato Nacional de Juvenis, Juniores, Absolutos e Longa Distância. Deteve seis recordes juniores e quatro absolutos. Dos absolutos, destacam-se os 50 metros mariposa, cujo recorde foi batido duas vezes por Diogo Ribeiro. A primeira vez com 23,69 segundos e a segunda vez com 23,54 segundos.

Outro destaque vai para os 100 metros livres. O atleta do Benfica foi o primeiro português a baixar dos 49 segundos, fazendo 48,96. No entanto, repetiu o feito dos 50 metros mariposa e bateu o recorde pela segunda vez. O nadador português realizou a prova em 48,72. Com estes tempos, o novo recordista nacional dos 50 metros mariposa e dos 100 metros livres garantiu a sua presença no Europeu e Mundial de absolutos, em Budapeste, e no Europeu e Mundial de juniores, em Roma. As provas realizar-se-ão em junho e agosto, respetivamente.

Paulo Frischknecht no Congresso Nacional do Desporto. Foto: João Tinoco/SM

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

Artigos que poderá gostar

Natação

Diogo Ribeiro, uma das grandes promessas da natação portuguesa, esteve presente na 26ª Gala do Desporto, realizada esta quarta-feira, no Casino Estoril, em Lisboa....

Natação

A primeira competição da natação portuguesa em solo nacional em 2023 irá reunir alguns dos principais nadadores do país. A 13.ª edição do Meeting...

Natação

Terceira representante de Portugal a ir aos Jogos Olímpicos a competir na natação em águas abertas, Vânia Neves é uma das mais vitoriosas nadadoras...

Natação

Terminou no último dia 14 de janeiro um período de aproximadamente 15 dias de treinos da dupla de elite da natação portuguesa Diogo Ribeiro...

©2022 - SportMagazine - Revista de Treino Desportivo.
Todos os direitos reservados. Quântica Editora - conteúdos especializados, Lda. Praça da Corujeira, 30 4300-144 Porto, Portugal.
Website desenvolvido por Renato Sousa.