A vice-campeã olímpica, Patrícia Mamona, conseguiu, esta quarta-feira, o apuramento para a final do triplo-salto nos Campeonatos Europeus de Atletismo, em Munique, na Alemanha. Já a outra atleta portuguesa na competição, Vera Barbosa, não conseguiu o apuramento para as meias-finais dos 400 metros barreiras.
Patrícia Mamona resolveu o apuramento logo no primeiro salto ao alcançar a marca de 14,45 metros – a amrca de qualificação direta era de 14,40.
“Este era o meu primeiro objetivo, é o que todas queremos, passar ao primeiro salto com a marca de qualificação. Sinceramente vinha com a mente aberta, pois tive uma preparação agreste, mas desde , com descanso e tratamento, fiquei a cem por cento, em termos da lesão, isso fez com que a confiança começasse a aumentar. No Mónaco estava a sentir-me um bocadinho pior, em relação a hoje, mas quando nos sentimos livres a confiança aumenta e os resultados aparecem”, disse a atleta em declarações à Federação Portuguesa de Atletismo.
A vice-campeã olímpica encontra-se agora com o pensamento na final. A portuguesa está confiante, pois “ter atingido o melhor registo da época dá confiança”.
“Na final tudo pode acontece, há atletas que fazem uma boa qualificação e perdem energia para a final. Tenho de recuperar e pensar que a confiança ajuda, mas não chega, tenho de ser responsável e tenho de trabalhar e dar tudo para o alto que tanto desejo e que me permita sair daqui feliz”, afirmou.
A final do triplo-salto realiza-se sexta-feira, pelas 20h55 (19h55 de Lisboa).