A Seleção Nacional de andebol feminino começa esta quarta-feira o estágio de preparação para os primeiros jogos de qualificação para o IHF World Championship 2023, em Lamego. Nesta primeira fase da competição, Portugal enfrenta, por duas vezes, o Azerbaijão, nos dias 3 e 5 do próximo mês, em Paredes.
Na convocatória realizada pelo selecionador nacional, José António Silva, constam 17 atletas. Entre as mesmas encontra-se diversas surpresas, como Mariana Lopes, do TSV Bayer Leverkusen, da Alemanha e muitas jovens atletas que se estreiam pela Seleção Nacional, tais como Margarida Morais – ARC Alpendorada Heavy OJP -, Mariana Brito – Odense Handball Academy -, Joana Pires – Madeira SAD – e Nádia Rodrigues – SL Benfica.
Para além disso, a equipa lusa conta com duas capitãs de equipa, sendo uma delas Patrícia Lima, atleta do Mecalia Atlético Guardés, juntamente com Maria Pereira, lateral do SIR 1º de Maio. A portuguesa encontra-se com expectativas “boas e muito positivas”. “Sabemos que queremos chegar ao play off final para o mundial, para isso estes dois jogos são cruciais e estamos cientes da importância dos mesmos”, afirmou a central portuguesa.
No que à nova geração diz respeito, Patrícia Lima demonstra-se confiante sobre a mesma, esperando que as novas atletas se dediquem e disfrutem do momento que é a primeira internacionalização.
“Espero que tenham claro que com vontade e empenho tudo é possível, que aproveitem a experiência e que sobretudo desfrutem do momento, a primeira internacionalização sénior nunca se esquece, é um momento mágico”, disse, em declarações à SportMagazine.
Patrícia Lima afirma ainda que “o objetivo é claro, conseguir a classificação para o Mundial. Sabemos que é uma meta ambiciosa e extremamente complicada mas neste momento temos um grupo que trabalha arduamente todos os dias para a atingir. Pouco a pouco estamos a percorrer o nosso caminho”.