O ciclismo de pista permitiu que Portugal conseguisse nos JO Paris 2024 a melhor participação de sempre em Jogos Olímpicos. Iúri Leitão – o primeiro luso a conquistar duas medalhas numa só edição -, ao lado de Rui Oliveira, foi decisivo para o desfecho.
Os dois pistards portugueses, responsáveis também por estrear a vertente no masculino em Jogos Olímpicos, ofereceram ao país o sexto ouro, o primeiro fora do atletismo.
Depois das inéditas quatro medalhas conquistadas na capital japonesa – o ouro de Pedro Pablo Pichardo no triplo salto, disciplina em que Patrícia Mamona alcançou a prata, e os bronzes do judoca Jorge Fonseca (nos -100kg) e do canoísta Fernando Pimenta (em K1 1.000 metros) -, Portugal somou novamente o mesmo número de metais, mas as Paris foram mais “ importantes”.
Além das medalhas conquistadas na pista, Pichardo voltou a ‘voar’, agora para a prata, enquanto a judoca Patrícia Sampaio confirmou todo o seu potencial ao ser bronze nos -78 kg.
Os ‘metais’ alcançados nestes Jogos, que elevaram para 32 o pecúlio olímpico luso (seis de ouro, 11 de prata e 15 de bronze), permitiram a Portugal ocupar o 50.º lugar no medalheiro, melhorando também Tóquio-2020 (56.º)
Depois dos 11 diplomas, e da melhor pontuação de sempre em Jogos Olímpicos (78 pontos, atribuídos aos atletas classificados entre o primeiro e o oitavo lugares, mais 27 do que em Atenas2004), Portugal alcançou em Paris2024 14 posições ‘diplomadas’ e 57 pontos, além de 33 classificações até ao 16.º lugar.
Apesar de ser a delegação mais pequena desde Sydney2000 – 73 atletas, 37 das quais mulheres -, Portugal saiu da capital francesa com os melhores resultados olímpicos de sempre.
1.264
Este é número total de participações de atletas portugueses nos Jogos Olímpicos, edição a edição, entre Estocolmo-1912 e Paris-2024
5
A marchadora Ana Cabecinha, a canoísta Teresa Portela e os mesatenistas Marcos Freitas e Tiago Apolónia entraram em Paris-2024 no restrito lote de portugueses com cinco participações olímpicas.
838
A história olímpica portuguesa passou a ser feita por 838 atletas. Na capital francesa, estiveram 73 atletas portugueses, em 15 modalidades, um número inferior ao das duas últimas edições, ambas com 92, mas pela primeira vez foram mais mulheres do que homens (37 contra 36).
Foto: COP