21 de Maio 2024 12:00
Segue-nos

O que procura?

SportMagazineSportMagazine
0

Opinião

O que é autoscopia no desporto?

*por Mestre Paulo Teixeira: mestrado em Psicologia do Desporto e do Exercício; coach em programação neuro linguística; mais de 10 anos de experiência em equipas desportivas como técnico de Psicologia do Desporto e do Exercício.

Autoscopia é um termo que geralmente não é utilizado no contexto desportivo. Na medicina, autoscopia é definida como a perceção de ver a si mesmo de fora do próprio corpo, como se estivesse flutuando acima do corpo. Outra possível interpretação do termo “autoscopia” no contexto desportivo é relacionada ao fenómeno psicológico conhecido como “efeito espelho”. Esse efeito ocorre quando um atleta se vê refletido numa superfície espelhada, como por exemplo, durante o treino na academia de ginástica. Nesse caso, a autoscopia pode ser uma ferramenta útil para que o atleta possa observar e corrigir a sua postura, técnica e alinhamento corporal durante o exercício. Assim, é possível que o termo “autoscopia” seja utilizado noutros contextos desportivos específicos, como por exemplo, em estudos sobre a perceção do corpo e da imagem corporal pelos atletas, ou ainda em pesquisas sobre a relação entre a identidade do atleta e a sua performance desportiva.

Já no que se refere ao contexto do treino mental, a autoscopia pode ser usada para ajudar os atletas a visualizarem mentalmente as suas ações e técnicas, permitindo que eles se preparem melhor para as competições e melhorem o seu desempenho. No entanto, no contexto desportivo, pode-se fazer referência ao uso de tecnologias de autoscopia, como câmaras em primeira pessoa (point of view – POV) que permitem a visualização da perspetiva do atleta durante a prática desportiva.

Essas câmaras podem ser usadas para análise de movimentos e técnicas, assim como para proporcionar uma experiência mais imersiva para o espectador. Também é importante realçar que a utilização de tecnologias de autoscopia e outras ferramentas de análise de movimento têm sido cada vez mais utilizadas no desporto de alto rendimento, a fim de melhorar a técnica e a performance dos atletas.

Dessa forma, as câmaras POV, drones e outras ferramentas de captura de imagem podem ser utilizadas para análise de movimento, treino mental e até para proporcionar uma experiência mais imersiva para o espectador, tornando-se cada vez mais comuns no mundo do desporto.

Por fim, é importante destacar que o termo “autoscopia” não é amplamente utilizado no contexto desportivo e pode ter interpretações diferentes, dependendo do contexto em que é utilizado.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Edição Atual

Artigos que poderá gostar

Atualidade

O Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) assumiu, pela nona vez, a coordenação nacional e a implementação da estratégia e ações da Semana...

Atualidade

O Ética Summit tem ainda como tema a Violência no Desporto, contando com diversos painéis direcionados para o mesmo. A conferência ‘O desporto e...

Atualidade

O Ética Summit 2023 deu início às 19h15 desta sexta-feira. A segunda edição deste evento teve no painel inicial, sob o tema ‘Desporto Século...

Cursos e Congressos

O Ética Summit 2023 dá início esta sexta-feira, tendo término no domingo, dia 10. De realçar que este evento decorre num formato exclusivamente online,...

©2022 - SportMagazine - Revista de Treino Desportivo.
Todos os direitos reservados. Quântica Editora - conteúdos especializados, Lda. Praça da Corujeira, 30 4300-144 Porto, Portugal.
Website desenvolvido por Renato Sousa.