9 de Dezembro 2024 17:06
Segue-nos

O que procura?

SportMagazineSportMagazine
0

Atualidade

“Nata” do futsal luso feminino debateu futuro da modalidade no Multiusos de Guimarães

Foto: Pedro Silva

O Pavilhão Multiusos de Guimarães foi palco, este sábado, do “II Forum de Futsal Feminino – O Desenvolvimento do Atleta a Longo Prazo”, que contou com a presença, entre outros, de Pedro Dias (diretor-executivo da Federação Portuguesa de Futebol e responsável pelas modalidades de futsal e futebol de praia e coordenação da formação dos treinadores de futebol, futsal e de futebol de praia), Enrique Vásquéz Justo (Instituto Europeu de Estudos Superiores – IEIS) e Fernando Santos (Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto).

O debate abriu com uma “aula” de Keith Davids, da Universidade de Sheffield Hallam, Inglaterra), que cativou a plateia com uma apresentação de vários estudos, tendo as palavras “adaptabilidade” e “processo de aprendizagem” estado em plano nos temas apresentados pelo autor de vários livros sobre desporto e, também, por Fernando Santos (moderador/palestrante).

Antes, na sessão de abertura, Pedro Dias Enrique Vásquéz Justo, Fernando Santos e Adelina Pinto (vereadora da Câmara de Guimarães que tem a seu cargo, entre outros pelouros, o da Educação) deram a sua versão sobre a forma como deve ser o futsal “crescer”, com a palavra equidade – em vez de igualdade – no foco de muitas das intervenções.

Seguiu-se um painel com o tema “Contributos da Investigação”, moderado por Joana Correia, do Instituto Politécnico do Porto, que contou com as presenças de Bruno Travassos (Universidade da Beira Interior), Fernando Santos (Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto), Gareth Jones (Temple university, Estados Unidos da América) e Keith Davids.

Depois do almoço, que foi servido no restaurante do Pavilhão Multiusos de Guimarães, seguiu-se uma “mesa redonda” com o tema “As Perspetivas Dos Treinadores E Atletas Sobre As Mudanças Necessárias No Futsal Feminino”, moderado por Inês Gonçalves, professora do IEES, que contou com as presenças de Pedro Nobre (treinador futsal), Sónia Ferreira (treinadora da AA Coimbra) e Ana Catarina Magalhães (futsalista da EDC Gondomar).

Antes do fecho, com uma mesa redonda que juntou alguns jornalistas e elementos que fazem de departamentos de comunicação de algumas entidades, teve lugar um painel em que foram discutidas “As Perspetivas dos dirigentes sobre as mudanças necessárias no futsal feminino”, moderado pelo irreverente Pedro Catita, e que contou com as presenças de Sofia Teles (AF Porto), Rui Lança (reponsável por todas as modalidades de pavilhão do Benfica), Pedro Sousa (AF Braga) e Sérgio Fernandes (Vitória Clube de Santarém).

*por Pedro Silva*

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Edição Atual

Artigos que poderá gostar

Futsal

A seleção portuguesa de futsal masculina, que iniciou esta segunda-feira o estágio de preparação para a fase de qualificação para o Euro-2026, defronta, esta...

Futsal

A seleção portuguesa feminina de futsal vai defrontar as congéneres de Itália, Suécia e Hungria na ronda de elite de qualificação para a fase...

Futsal

A seleção portuguesa de futsal do Mundial-2024 foi afastada da prova após perder, por duas bolas a uma, no Cazaquistão, nos oitavos-de-final da competição,...

Futsal

A seleção portuguesa de futsal venceu, este domingo, a sua congénere de Marrocos, por 4-1, e assegurou o primeiro lugar do Grupo E do...

©2022 - SportMagazine - Revista de Treino Desportivo.
Todos os direitos reservados. Quântica Editora - conteúdos especializados, Lda. Praça da Corujeira, 30 4300-144 Porto, Portugal.
Website desenvolvido por Renato Sousa.