23 de Fevereiro 2024 21:46
Segue-nos

O que procura?

SportMagazineSportMagazine
0

Atualidade

“Nata” do futsal luso feminino debateu futuro da modalidade no Multiusos de Guimarães

Foto: Pedro Silva

O Pavilhão Multiusos de Guimarães foi palco, este sábado, do “II Forum de Futsal Feminino – O Desenvolvimento do Atleta a Longo Prazo”, que contou com a presença, entre outros, de Pedro Dias (diretor-executivo da Federação Portuguesa de Futebol e responsável pelas modalidades de futsal e futebol de praia e coordenação da formação dos treinadores de futebol, futsal e de futebol de praia), Enrique Vásquéz Justo (Instituto Europeu de Estudos Superiores – IEIS) e Fernando Santos (Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto).

O debate abriu com uma “aula” de Keith Davids, da Universidade de Sheffield Hallam, Inglaterra), que cativou a plateia com uma apresentação de vários estudos, tendo as palavras “adaptabilidade” e “processo de aprendizagem” estado em plano nos temas apresentados pelo autor de vários livros sobre desporto e, também, por Fernando Santos (moderador/palestrante).

Antes, na sessão de abertura, Pedro Dias Enrique Vásquéz Justo, Fernando Santos e Adelina Pinto (vereadora da Câmara de Guimarães que tem a seu cargo, entre outros pelouros, o da Educação) deram a sua versão sobre a forma como deve ser o futsal “crescer”, com a palavra equidade – em vez de igualdade – no foco de muitas das intervenções.

Seguiu-se um painel com o tema “Contributos da Investigação”, moderado por Joana Correia, do Instituto Politécnico do Porto, que contou com as presenças de Bruno Travassos (Universidade da Beira Interior), Fernando Santos (Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto), Gareth Jones (Temple university, Estados Unidos da América) e Keith Davids.

Depois do almoço, que foi servido no restaurante do Pavilhão Multiusos de Guimarães, seguiu-se uma “mesa redonda” com o tema “As Perspetivas Dos Treinadores E Atletas Sobre As Mudanças Necessárias No Futsal Feminino”, moderado por Inês Gonçalves, professora do IEES, que contou com as presenças de Pedro Nobre (treinador futsal), Sónia Ferreira (treinadora da AA Coimbra) e Ana Catarina Magalhães (futsalista da EDC Gondomar).

Antes do fecho, com uma mesa redonda que juntou alguns jornalistas e elementos que fazem de departamentos de comunicação de algumas entidades, teve lugar um painel em que foram discutidas “As Perspetivas dos dirigentes sobre as mudanças necessárias no futsal feminino”, moderado pelo irreverente Pedro Catita, e que contou com as presenças de Sofia Teles (AF Porto), Rui Lança (reponsável por todas as modalidades de pavilhão do Benfica), Pedro Sousa (AF Braga) e Sérgio Fernandes (Vitória Clube de Santarém).

*por Pedro Silva*

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Edição Atual

Artigos que poderá gostar

Futsal

Sporting e Benfica qualificaram-se, esta quarta-feira, para a final da Taça da Liga feminina de futebol. As leoas vão marcar presença, pela segunda vez,...

Futsal

O Nun’Álvares, que conquistou, recentemente, a Taça da Liga, recebe, no próximo dia 24, o Benfica – as hexacampeãs nacionais venceram, no início da...

Futsal

O Benfica, detentor da Taça de Portugal em futsal, vai jogar, no Pavilhão João Rocha, em Lisboa, com o Sporting, a dois de março,...

Futsal

Sporting, com seis futsalistas, e Benfica, com cinco, dominam a convocatória do selecionador de futsal de Portugal, Jorge Braz, tendo em vista os dois...

©2022 - SportMagazine - Revista de Treino Desportivo.
Todos os direitos reservados. Quântica Editora - conteúdos especializados, Lda. Praça da Corujeira, 30 4300-144 Porto, Portugal.
Website desenvolvido por Renato Sousa.