20 de Julho 2024 22:07
Segue-nos

O que procura?

SportMagazineSportMagazine
0

Cidades Europeias do Desporto

Município de Viseu e IPDJ assinaram memorando de adesão ao Cartão BrancoCED 2024 - Viseu 

Foto: Câmara Municipal de Viseu/CED-2024

O presidente do Instituto Português do Desporto e Juventude, Vítor Pataco, e o presidente da Câmara Municipal de Viseu (CMV), Fernando Ruas, assinaram, no passado sábado, o memorando de adesão ao Cartão Branco, que teve no Pavilhão Multiusos de Viseu, integrado no programa oficial da Gala de Abertura de Viseu Cidade Europeia do Desporto 2024.

A sessão contou, ainda, com a presença, entre outras figuras, do vereador do Desporto da CMV, Pedro Ribeiro.

“O Cartão Branco surge numa parceria entre o Plano Nacional de Ética no Desporto/Instituto Português do Desporto e Juventude, a Confederação das Associações de Juízes e Árbitros de Portugal e a Coca-Cola. É um recurso pedagógico que visa enaltecer condutas eticamente corretas, praticadas por atletas, treinadores, dirigentes, público e outros agentes desportivos. A este aderem entidades interessadas em promover valores e ética no âmbito da prática desportiva”, destaca o IPDJ.

E, na tarde em que decorreu a gala de abertura de Viseu CED-2024, e em que se “celebrou o desporto e a prática da atividade física, bem como os valores a eles associados”, foi inaugurada “uma exposição temática, intitulada Move-te por Valores, uma iniciativa do Plano Nacional de Ética no Desporto/ IPDJ, em parceria com o Programa “Escola Embaixadora do Parlamento Europeu”.”, destaca a nota do IPDJ.

Esta exposição apresenta um conjunto de 27 painéis e tem como objetivo “divulgar e promover a ética no desporto e da cidadania através de testemunhos e histórias vivenciadas por individualidades nacionais e internacionais ligadas ao desporto e à cidadania, bem como abordar temas que visam sensibilizar para a importância dos valores da ética no desporto e na relação pessoal e social, como sejam o fair play, o respeito, a tolerância, a entreajuda e a disciplina, a compreensão entre outros, nos recintos desportivos, nas escolas e nas associações de juventude”, finaliza o IPDJ.

Viseu CED-2024 promove valores da “solidariedade, respeito e bondade”

“Na Cidade Europeia do Desporto, a solidariedade, o respeito e a bondade são valores que queremos promover, dentro e fora de campo. Porque o Desporto é de todos e para todos, sem exceção!”, destaca a autarquia viseeense, recordando que o cartão branco é “um recurso pedagógico que visa enaltecer condutas eticamente corretas, praticadas por atletas, treinadores, dirigentes, público e outros agentes desportivos. A este aderem entidades interessadas em promover valores e ética no âmbito da prática desportiva”.

Por: Pedro Silva
Foto: Câmara Municipal de Viseu/CED-2024

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Edição Atual

Artigos que poderá gostar

Desporto Jovem

O Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) anunciou, esta quinta-feira, o lançamento da segunda edição do Selo Estudante-Atleta, iniciativa que visa distinguir boas...

Atletismo

Foram ontem apresentadas no Salão Nobre da Câmara Municipal de Viseu as finais da I e II divisão dos Campeonatos Nacionais de Clubes, que...

Sociedade Desportiva

02O Guimagym – Clube de Ginástica de Guimarães, representante da Região Norte, é o grande vencedor da edição 2024 dos Prémios CLUBE TOP, com a prática de...

Sociedade Desportiva

Foi apresentado o estudo «Caracterização dos clubes desportivos e dos seus órgãos de direção e gestão», cuja edição visa percecionar melhor a realidade e...

©2022 - SportMagazine - Revista de Treino Desportivo.
Todos os direitos reservados. Quântica Editora - conteúdos especializados, Lda. Praça da Corujeira, 30 4300-144 Porto, Portugal.
Website desenvolvido por Renato Sousa.