Portugal está na final do Campeonato do Mundo de Jovens de Ténis de Mesa, em pares mistos, na categoria sub-15. A dupla composta pelo português Tiago Abioudun e a espanhola Maria Berzosa Casas venceu mais dois jogos esta quarta-feira e já garantiu pelo menos uma medalha na competição que decorre em Rades, na Tunísia.
Após avançar para os oitavos de final na terça-feira, hoje a dupla venceu nesta fase os oitavos os franceses Flavien Cotton e Leana Hochart, por 3-1, após sair a perder no primeiro set (5-11, 11-7, 11-8 e 12-10).
Nos quartos de final foi a vez da dupla Portugal/Espanha fazer um jogo emocionante e conseguir uma mais uma reviravolta, desta vez ainda mais expressiva. A vitória com os japoneses Yuna Ojio e Kazuki Yoshiyama veio por 3-2, após Abioudun e Berzosa perderem os dois primeiros sets 3-11, 6-11, 11-6, 13-11 e 11-9.
Na final, a dupla Tiago Abioudun e a espanhola Maria Berzosa Casas, que venceu há poucos dias o WTT Star Contender em Vila Nova de Gaia, vai defrontar William Bergenblock (Suécia) e Natalia Bogdanowicz (Polónia), às 19h00 desta quinta-feira (hora em Portugal continental).
Em pares masculino, Tiago Abioudun não teve a mesma sorte. Ao lado do romeno Rares Cuesdean, o português acabou por ser derrotado pela dupla de japoneses Kazuki Yoshiyama e Takumi Tanimoto, por 3-2 (11-6, 6-11, 9-11, 11-9 e 7-11), num jogo bastante equilibrado. O atleta do Sporting ainda voltará à disputa na prova de singulares, quando irá defrontar o australiano Won Bae, também esta quinta-feira.
Na categoria sub-19, Portugal esteve representado com a dupla Inês Matos e Matilde Pinto. As mesatenistas acabaram por perder no primeiro duelo com as norte-americanas Sally Moyland e Sarah Jalli, por 3-0. Inês Matos e Matilde Pinto estarão ainda na competição na prova de singulares a jogar novamente esta quinta-feira.