15 de Março 2025 16:42
Segue-nos

O que procura?

SportMagazineSportMagazine
0

Andebol

Mundial 2023: José António Silva analisa rivais no play-off final de qualificação

Foto: FAP

A Seleção Nacional feminina de andebol conheceu no último sábado o adversário no derradeiro play-off de qualificação para o Mundial 2023. Após vencer o Azerbaijão duplamente no início deste mês na ronda 1 de qualificação, a equipa comandada por José António Silva agora se prepara para defrontar a Roménia, equipa que terminou em 12.º lugar no presente Women’s EHF Euro 2022. Os dois jogo irão acontecer a 7/8 de abril (primeira mão) e a 11/12 do mesmo mês (segunda mão), do próximo ano.

“Sabíamos à partida que, independentemente do adversário que nos calhasse, teríamos sempre uma tarefa complicada no próximo Play-Off. Para quem tem acompanhado o Campeonato da Europa [que está a decorrer na Eslovénia, Macedónia do Norte e Montenegro] é fácil constatar que todas as equipas jogam a um nível elevadíssimo e possuem argumentos que as colocam como favoritas em qualquer dos jogos do próximo Play-Off”, afirmou o selecionador, em declaração aos canais oficiais da Federação de Andebol de Portugal.

No histórico de confronto direto, Portugal nunca conseguiu vencer a Roménia. O último encontro entre as seleções acontece na Ronda 2 de Qualificação para o Campeonato da Europa de 2018, quando as lusas perderam duas vezes: primeiro por 16-32 (1 de outubro de 2017, no Luso) e o segundo por 32-28 (3 de junho de 2018, em Buzau). José António Silva avaliou as adversárias.

“No que diz respeito à Roménia em concreto, e analisando os resultados que elas obtiveram na referida prova, verificámos que apesar de não terem chegado às meias-finais, fizeram, na maior parte dos jogos, partidas muito equilibradas mesmo com adversários que ficaram nos primeiros lugares na classificação. A acrescer a este facto, têm a vantagem de beneficiar de um elevado ritmo competitivo, que esta competição lhes proporcionou. Pela nossa parte esperamos contar com a colaboração de todos na preparação para esta difícil tarefa, temos a convicção de que podemos fazer uma boa participação e acalentamos a esperança de obter o apuramento para o Campeonato do Mundo”, afirmou o treinador.

De recordar que o IHF World Championship 2023 – marcado para novembro e dezembro do próximo ano – conta com a participação de 16 equipas europeias: os coanfitriões Noruega (atual campeã em título), Suécia e Dinamarca; as três melhores equipas do EHF EURO 2022 e as 10 vencedoras da Fase 2 da Qualificação Europeia.

Jogos de Qualificação Europeia – Play-Off 2
Turquia x Sérvia
Roménia x PORTUGAL
Islândia x Hungria
Polónia x Kosovo
Itália x Eslovénia
Alemanha x Grécia
Suíça x Chéquia
Áustria x Espanha
Macedónia do Norte x Ucrânia
Eslováquia x Croácia

José António Silva, selecionador nacional. Foto: FAP

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Edição Atual

Artigos que poderá gostar

©2022 - SportMagazine - Revista de Treino Desportivo.
Todos os direitos reservados. Quântica Editora - conteúdos especializados, Lda. Praça da Corujeira, 30 4300-144 Porto, Portugal.
Website desenvolvido por Renato Sousa.