6 de Novembro 2024 21:12
Segue-nos

O que procura?

SportMagazineSportMagazine
0

Atualidade

Morreu antigo treinador, selecionador e futebolista Artur Jorge

Foto: FPF

Artur Jorge, antigo futebolista, morreu, esta quinta-feira, aos 78 anos, depois de uma carreira de mais de duas décadas como treinador, tendo conquistado a primeira Taça dos Campeões Europeus do FC Porto.

“Rei Artur”, como era designado por muitos, conquistou ainda um título francês (Paris Saint-Germain) e um saudita (Al Hilal) como treinador, carreira que seguiu após ter “pendurado as chuteiras”, após uma carreira brilhante como avançado, tendo sido internacional em 16 ocasiões.

Nasceu no Porto, a 13 de fevereiro de 1946, iniciou a carreira no FC Porto, contando ainda passagens por Académica – em Coimbra frequentou o Curso de Filologia Germânica –  Belenenses e pelos norte-americanos do Rochester Lancers (foi aí que terminou a carreira), mas foi no Benfica que mais brilhou, tendo conquistando quatro títulos de campeão e duas Taças de Portugal.

Foi ainda selecionador de Portugal, em duas ocasiões, e também das selecções da Suíça e Camarões.

Confira algumas das notas de pesar, às quais a SportMagazine se associa na hora de evocar uma figura de topo do desporto português.

 

Fernando Gomes (presidente da FPF)

“Foi com grande consternação e tristeza que tomei conhecimento da morte de Artur Jorge, uma figura indelével do futebol português. Jogador de grande gabarito, internacional por 16 vezes, selecionador nacional em duas ocasiões e, como treinador principal, campeão europeu ao serviço do FC Porto, Artur Jorge sempre prestigiou o futebol nacional na Europa e no mundo.”


João Paulo Correia (secretário de Estado da Juventude e do Desporto)

“Faleceu Artur Jorge. São inúmeros os feitos como jogador, treinador e selecionador nacional. Será sempre recordado como o primeiro treinador português campeão europeu e como uma personalidade marcante no futebol português. À família e amigos, os meus sentimentos.”

 Augusto Santos Silva (presidente da Assembleia da República)

“Evoco a memória de Artur Jorge, jogador, treinador e selecionador nacional de futebol, além de homem culto, com preocupações cívicas, e poeta. A ele devemos, entre outros feitos, a conquista, na célebre final de Viena, em 1987, da primeira Taça de Campeões Europeus pelo FC Porto.”


Pedro Proença (presidente da Liga 
Portuguesa de Futebol Profissional)

“A morte de Artur Jorge, aos 78 anos, representa uma perda irreparável para o futebol português. Foi  um jogador diferenciado e um treinador que ajudou a colocar o nome de Portugal no mundo com a conquista da Taça dos Campeões Europeus, em 1987 pelo FC Porto. Por direito próprio, transformou-se numa referência do futebol, alguém com quem tive o privilégio de privar e manter uma excelente relação.”


Pedro Sequeira (diretor da SportMagazine – Revista de Treino Desportivo
)

“O falecimento de Artur Jorge é uma enorme perda não só para o futebol mas também para o desporto nacional.
À família e amigos de Artur Jorge, em nome da SportMagazine – Revista de Treino Desportivo, endereço as mais sentidas condolências.”

 

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Edição Atual

Artigos que poderá gostar

©2022 - SportMagazine - Revista de Treino Desportivo.
Todos os direitos reservados. Quântica Editora - conteúdos especializados, Lda. Praça da Corujeira, 30 4300-144 Porto, Portugal.
Website desenvolvido por Renato Sousa.