13 de Abril 2024 02:37
Segue-nos

O que procura?

SportMagazineSportMagazine
0

Atletismo

Meetings internacionais de atletismo com triunfos portugueses e recorde nacional

Foto: FPA (arquivo)

Vários atletas portugueses competiram em meetings internacionais, conquistando triunfos com resultados significativos. Pedro Buaró e Lorene Bazolo (ambos em Nantes) e Salomé Afonso (Sabadell) subiram ao lugar mais alto do pódio.

Os melhores resultados foram conseguidos no Meeting da Catalunha (Sabadell), numa pista que os espanhóis já classificam como “mágica”, pois propicia a conquista de excelentes resultados. Nas provas de 800 metros, as mais importantes da competição, os atletas portugueses deram muito boa conta de si. Na prova feminina, Salomé Afonso surpreendeu as duas melhores atletas espanholas (Lorea Ibarzabal e Lorena Martin) e obteve um excelente triunfo (ao “sprint” e à corda) com a marca de 2m03s25”, um recorde pessoal que a leva ao quinto lugar de sempre no ranking nacional.

Na mesma prova, a romena Claudia Bobocea foi quarta (2.04,46) e a portuguesa Patrícia Silva obteve o sexto lugar em 2.06,08.  Na prova que fechava a reunião catalã (800 metros), o português Isaac Nader, líder mundial nos 1500 metros, terminou em segundo lugar com um recorde pessoal, marcando 1m46s69”, ascendendo a segundo melhor português de sempre, fazendo agora parceria com Rui Silva, pois foram ambos os únicos portugueses de sempre a baixar de 1m47s em pista curta.

Antes, nos 1500 metros femininos, Mariana Machado chegara em sexto lugar, com a marca de 4m15s83”. Nas provas de 400 metros, Vera Barbosa triunfou na final B, com a marca de 54s38”, enquanto Carina Vanessa foi quinta classificada na final C, com a marca de 55s25”.

Os restantes portugueses competiram nas meias-finais. Em 60 metros, Delvis Santos foi quinto com 6s86”; em 60 metros barreiras, Catarina Queirós foi quarta com 8s55”, enquanto Edson Gomes caiu na prova cortou a meta a caminhar.

Cátia Azevedo bate recorde de Portugal em Astana

Excelente começo de época para Cátia Azevedo, que à segunda competição bate o recorde de Portugal de 400 metros em pista curta, com a marca de 52,64 segundos ultrapassando uma marca que já durava há 25 anos.

Na sua segunda corrida no circuito internacional, Cátia Azevedo (Sporting) bateu o recorde de Portugal de 400 metros em pista curta (nova designação), ao vencer a corrida principal do Meeting de Astana, no Kazaquistão (nível Gold do World Indoor Tour da World Athletics), com a marca de 52,64 segundos.

Foi uma excelente corrida da recordista nacional que chegou à liderança na reta oposta à reta da meta ganhando vantagem que não mais perdeu! Depois de abrir a época em Dortmund (20 de janeiro) com 53,18 segundos e agora bateu um recorde de Portugal que durava há mais de 25 anos, que estava em 52,77 segundos, desde 18 de fevereiro de 1998, e que pertencia a Maria do Carmo Tavares, então no Benfica. Excelente “ajuda” para a portuguesa que amealhará mais alguns pontos que a possam levar a participar nos Mundiais de Pista Curta em Glasgow, em março próximo. O recorde de Portugal ainda terá de ser ratificado.

Houve mais resultados de atletas portugueses neste meeting de nível mais elevado da World Athletics. Também nos 400 metros, o benfiquista Ericsson Tavares foi terceiro classificado na série secundária, com a marca de 46,95 segundos, batendo o seu recorde pessoal (47,33), sendo agora o quinto português de sempre a baixar dos 47 segundos em pista curta.

Nos 60 metros barreiras, na meia-final, o cubano Roger Iribarne, do Benfica, foi quarto classificado com a marca de 7,80 segundos, à frente dos seus colegas de equipa João Vitor de Oliveira (quinto, com 7,83s) e Sisínio Ambriz (sétimo, com 7,99s). Finalmente, Francisco Belo (Benfica) foi quarto classificado no lançamento do peso com a marca de 19,75 metros.


Buaró e Lorene vencem em Nantes

No Meeting de Nantes, o recordista nacional do salto com vara, João Pedro Buaró, voltou a mostrar estar num grande momento de forma e voltou a triunfar num meeting da WA ao passar a fasquia colocada a 5,64 metros. O benfiquista ainda tentou superar o seu recente recorde de Portugal, colocando a fasquia em 5,76 metros, mas não foi desta.

Ainda na pista curta francesa, Lorene Bazolo esteve em grande evidência ao vencer a final dos 60 metros com a marca de 7s23”, depois de já ter vencido a meia-final em 7s28”. Na mesma prova, a sua colega de equipa Rosalina Santos foi sexta classificada na final, com 7s34” (7,38 na meia-final).

Ainda competiram em França Omar Elkahtib, quinto nos 400 metros, em 47s67”, e Abdel Kader Larrinaga, oitavo na final dos 60 m barreiras, com 7s89” (fez 7,84 na meia-final).

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Edição Atual

Artigos que poderá gostar

Atletismo

Miguel Borges e Vanessa Carvalho, ambos do Sporting de Braga, sagraram-se, este domingo, campeões nacionais de meia -maratona, na prova disputada na capital do...

Atletismo

A atleta Mariana Machado renovou, esta quinta-feira, contrato com o Sporting de Braga até 2027, informou, numa nota publicada no site oficial, o clube...

Atletismo

Realizou-se esta segunda-feira, 25 de março, a apresentação da 8.ª edição da Meia Maratona de Braga, competição organizada pela Runporto, que este ano acolhe,...

Adaptado

Miguel Monteiro, número um do ranking mundial de 2024, fechou a participação portuguesa no World Para Athletics Grand Prix, que se realizou em Jesolo,...

©2022 - SportMagazine - Revista de Treino Desportivo.
Todos os direitos reservados. Quântica Editora - conteúdos especializados, Lda. Praça da Corujeira, 30 4300-144 Porto, Portugal.
Website desenvolvido por Renato Sousa.