4 de Fevereiro 2023 15:50
Segue-nos

O que procura?

SportMagazineSportMagazine

Ténis de Mesa

Matilde Pinto e Inês Matos destacam objetivos para Mundial de Jovens: “Dar o melhor…”

Matilde Pinto, mesatenista da Seleção Nacional. Foto: Federação Portuguesa de Ténis de Mesa

Após um período de cinco dias de trabalhos no Centro de Alto Rendimento de Vila Nova de Gaia, a equipa nacional que irá representar Portugal no Mundial de Jovens, entre 4 e 11 de dezembro, em Tunis, na Tunísia, arranca esta terça-feira no Contender de Vila Nova de Gaia. Todo o processo passado pelos atletas Inês Matos (Boa Hora FC), Matilde Pinto (CTM Mirandela) e Tiago Abiodun (Sporting CP) tem como objetivo final realizar uma boa prestação no Campeonato do Mundo de Jovens.

Os três mesatenistas, para o qual se qualificaram pelo ranking mundial, vivem bons momentos individuais. Matilde Pinto, que conquistou em maio o título nacional de sub-19 femininos no ano de estreia no escalão de juniores, terá a oportunidade de fazer também agora a estreia no Mundial da categoria.

“Poder participar nesta prova já é um privilégio, uma vez que só participam as 30 melhores do ranking mundial. Sendo que sou primeiro ano deste escalão, não tenho como objetivo nenhum lugar em específico. Mas garanto dar o meu melhor para representar o meu país”, afirmou a jovem atleta, em declaração à SportMagazine.

Inês Matos, 18 anos, é mais experiente. Ela esteve, por exemplo, na equipa nacional que disputou e fez história no Campeonato do Mundo de equipas, que decorreu último mês na China, com Portugal a alcançar o inédito quinto lugar.

“Estou muito contente por mais uma vez poder competir ao mais alto nível. Muitas das atletas que vão participar neste Mundial, apesar de jovens, já representam as seleções seniores dos seus países, o que demonstra a exigência desta competição. Quanto aos objetivos, alcançar o direito de competir entre a elite mundial de jovens já é uma vitória, agora vou dar o meu melhor e tentar deixar uma boa imagem do ténis de mesa português”, destacou.

Inês Matos, mesatenista lusa. Foto: FPTM

Inês Matos e Matilde Pinto, inclusive, também foram convocadas na semana passada para representarem Portugal na fase de qualificação para o Campeonato da Europa de 2023, com dois encontros já marcados para os próximos dias. A equipa nacional integra o Grupo 2. Elas estarão ao lado de nomes de peso como Fu Yu e Shao Jieni, todas sob o comando da selecionadora Xie Juan.

Na equipa jovem, o selecionador para o Mundial da Tunísia será Ricardo Faria, que em declaração recente à nossa reportagem destacou que a competição em África será uma oportunidade para os atletas lusos desfrutarem do momento, sem pressão.

“Não vamos pensar que vamos à medalha, não vamos criar falsas expetativas. Acho melhor ser realista, dar os parabéns aos atletas convocados, continuam no projeto e vamos ver onde conseguimos chegar. Se chegarmos à medalha ficaremos felizes, mas não podemos nos apresentar como candidatos nem estar convictos que vamos chegar às medalhas. Sem falsas expetativas”, afirmou Ricardo Faria.

Representante masculino, Tiago Abiodun revalidou em junho o título nacional sub-15 que já ostentava. O atleta do Sporting é o único do grupo atual a ter no currículo uma medalha na competição. No ano passado, ao lado de Bernardo Pinto e Rafael Silva, orientados por Ricardo Faria em sub-15, lograram o terceiro pódio luso em Mundiais jovens, depois da “prata” de Marcos Freitas e Tiago Apolónia (2003) e do “bronze” de Marcos Freitas e André Silva (2006), ambos em pares.

Tiago Abiodun, atleta do Sporting CP. Foto: FPTM

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

Artigos que poderá gostar

©2022 - SportMagazine - Revista de Treino Desportivo.
Todos os direitos reservados. Quântica Editora - conteúdos especializados, Lda. Praça da Corujeira, 30 4300-144 Porto, Portugal.
Website desenvolvido por Renato Sousa.