A Seleção Nacional conheceu esta segunda-feira a segunda derrota consecutiva nos jogos de qualificação para o Campeonato Mundial de Basquetebol 2023. Após perder com a Hungria na estreia (81-75), Portugal não resistiu à superioridade de Montenegro (83-69), que jogou em casa, na Bemax Arena, em Podgorica.
Embora tenha ficado insatisfeito com o resultado, o selecionador nacional Mário Gomes admitiu que o adversário foi melhor no jogo e destacou o orgulhoso pelo desempenho dos atletas.
Portugal lutou, mas acabou superado pelo Montenegro. Foto: FPB
“Montenegro foi mais forte do que nós, estão habituados a jogar a este nível e nós ainda estamos a ganhar experiência neste tipo de competições. Relativamente ao jogo, a única estatística que salta à vista são as perdas de bola, mas conseguimos competir. Não estou satisfeito com o resultado, mas estou satisfeito com a equipa”, disse Gomes, em entrevista à Federação Portuguesa de Basquetebol.
Por fim, o selecionador nacional de 64 anos ainda se mostrou desagradado com a arbitragem no jogo.
“Para quem tem responsabilidades acrescento que, apesar de Portugal não ser uma equipa com um ranking elevado, merece o mesmo respeito que as outras equipas têm. Hoje, a equipa de arbitragem não nos respeitou. Perdemos com a Hungria e não mencionei sequer os árbitros, mas hoje os árbitros não nos respeitaram. Não foi aceitável. Respeitamos toda a gente e merecemos, também, o respeito de todos”, salientou.
Classificação e próximos jogos
No outro jogo da noite, a França venceu a Hungria (78-54). Os franceses, que serão os próximos adversários de Portugal nos dias 24 e 27 de fevereiro, lideram o Grupo E com duas vitórias. Montenegro e Hungria, com uma vitória cada, vêm em sequência. A equipa das quinas ainda não venceu. Os três primeiros classificados do grupo avançam para a ronda seguinte.