25 de Fevereiro 2024 13:38
Segue-nos

O que procura?

SportMagazineSportMagazine
0

Judo

Mário Emídio Oliveira: “Podemos construir um mundo melhor através do Judo”CED 2023 - Viana do Castelo 

Foto: Vitória Sport Clube

Viana do Castelo, cidade europeia do desporto, vai receber, no próximo dia 4 de março, o Campeonato Nacional de Judo Adaptado, uma das modalidades em que Portugal se tem vindo a destacar em diversas competições internacionais. Em declarações à SportMagazine, Mário Emídio Oliveira, Técnico Nacional, explicou os desafios do Judo, o impacto da modalidade no contexto português e o papel de Viana do Castelo na organização do Campeonato Nacional de Judo Adaptado.

O Mário tem carreira reconhecida enquanto treinador de Judo Adaptado. A modalidade tem vindo a crescer em Portugal, mas ainda tem pouca visibilidade no contexto nacional português. Na sua perspetiva, que desafios sente enquanto Técnico Nacional desta modalidade?

Sim, o trabalho que tenho desenvolvido no judo tem um contexto de Judo para todos (que envolve o judo regular e o adaptado), neste sentido tal como o desporto para todos, é um desafio diário promover esta ideia que podemos construir um mundo melhor através do Judo, e com isso quebrarmos as mentalidades de uma sociedade ainda pouco aberta para as pessoas que são “diferentes” mas que tem direitos iguais aos outros. O judo adaptado está em franco crescimento por todo o país(continente e ilhas), os pais e as instituições já perceberam que o desporto é uma das melhores formas para educar e formar a pessoa humana, e por isso o futuro está garantido pois o Judo para o praticante é uma forma e uma filosofia de vida e para toda a vida. Nos últimos anos o desafio tem sido a inclusão social e no desporto das pessoas que têm limitações físicas ou intelectuais, onde as pessoas partilham o mesmos ambiente desportivo e social sem criarem grupos e guetos definidos pelas características das pessoas. No judo o pessoa veste o seu Judogi (fato de judo) é judoca por isso treina em igualdade com todos os outros praticantes.

No próximo dia 4 de março vai se realizar o Campeonato Nacional de Judo Adaptado, em Viana do Castelo, Cidade Europeia do Desporto. Na sua visão, que impacto é que a organização destes eventos desportivos e a sua associação a uma cidade europeia têm no Judo Adaptado?

 O Campeonato de Judo ANDDI que vai ser realizado é para equipas mistas, também tem incluído um Open de judo Adaptado e um treino inclusivo em que todos são convidados a participar independentemente da sua condição. Viana ao ser Cidade Europeia de Desporto tem no seu desígnio a promoção do desporto e no caso do desporto para pessoas diferentes, com este evento mostra a todos o dever de todos promovermos, incentivamos e apoiamos todas as pessoas que querem praticar desporto e não o conseguem.

O que falta fazer pelo Desporto Adaptado – e pelo Judo – em Portugal?

Na minha opinião o que falta fazer pelo judo e pelo desporto em geral é a ligação entre a escolas e os clubes, todas as crianças e jovens deveriam ter a oportunidade de após acabarem as suas aulas poderem ir treinar para adquirir competências mentais, físicas, e sociais, para assim serem devidamente formadas como pessoas, em que o desporto se torna uma ferramenta para a sua felicidade.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Edição Atual

Artigos que poderá gostar

Judo

A capital francesa será palco, de dois a quatro de fevereiro, do “Paris Grand Slam”, que conta com a presença de 661 atletas (384...

Basquetebol

O Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo, acolhe, nos dias 16 e 17 de março, a “final-four” da Taça de Portugal em basquetebol,...

Judo

Os judocas lusos não conseguiram qualquer medalha no Grand Prix de Portugal, que teve lugar, no passado fim de semana, no Pavilhão Multiusos de...

Atletismo

As ruas de Viana do Castelo, que em 2024 foi eleita a melhor cidade europeia do Desporto, foram percorridas, no passado domingo, por perto...

©2022 - SportMagazine - Revista de Treino Desportivo.
Todos os direitos reservados. Quântica Editora - conteúdos especializados, Lda. Praça da Corujeira, 30 4300-144 Porto, Portugal.
Website desenvolvido por Renato Sousa.