25 de Novembro 2024 13:46
Segue-nos

O que procura?

SportMagazineSportMagazine
0

Judo

Mário Emídio Oliveira: “Podemos construir um mundo melhor através do Judo”CED 2023 - Viana do Castelo 

Foto: Vitória Sport Clube

Viana do Castelo, cidade europeia do desporto, vai receber, no próximo dia 4 de março, o Campeonato Nacional de Judo Adaptado, uma das modalidades em que Portugal se tem vindo a destacar em diversas competições internacionais. Em declarações à SportMagazine, Mário Emídio Oliveira, Técnico Nacional, explicou os desafios do Judo, o impacto da modalidade no contexto português e o papel de Viana do Castelo na organização do Campeonato Nacional de Judo Adaptado.

O Mário tem carreira reconhecida enquanto treinador de Judo Adaptado. A modalidade tem vindo a crescer em Portugal, mas ainda tem pouca visibilidade no contexto nacional português. Na sua perspetiva, que desafios sente enquanto Técnico Nacional desta modalidade?

Sim, o trabalho que tenho desenvolvido no judo tem um contexto de Judo para todos (que envolve o judo regular e o adaptado), neste sentido tal como o desporto para todos, é um desafio diário promover esta ideia que podemos construir um mundo melhor através do Judo, e com isso quebrarmos as mentalidades de uma sociedade ainda pouco aberta para as pessoas que são “diferentes” mas que tem direitos iguais aos outros. O judo adaptado está em franco crescimento por todo o país(continente e ilhas), os pais e as instituições já perceberam que o desporto é uma das melhores formas para educar e formar a pessoa humana, e por isso o futuro está garantido pois o Judo para o praticante é uma forma e uma filosofia de vida e para toda a vida. Nos últimos anos o desafio tem sido a inclusão social e no desporto das pessoas que têm limitações físicas ou intelectuais, onde as pessoas partilham o mesmos ambiente desportivo e social sem criarem grupos e guetos definidos pelas características das pessoas. No judo o pessoa veste o seu Judogi (fato de judo) é judoca por isso treina em igualdade com todos os outros praticantes.

No próximo dia 4 de março vai se realizar o Campeonato Nacional de Judo Adaptado, em Viana do Castelo, Cidade Europeia do Desporto. Na sua visão, que impacto é que a organização destes eventos desportivos e a sua associação a uma cidade europeia têm no Judo Adaptado?

 O Campeonato de Judo ANDDI que vai ser realizado é para equipas mistas, também tem incluído um Open de judo Adaptado e um treino inclusivo em que todos são convidados a participar independentemente da sua condição. Viana ao ser Cidade Europeia de Desporto tem no seu desígnio a promoção do desporto e no caso do desporto para pessoas diferentes, com este evento mostra a todos o dever de todos promovermos, incentivamos e apoiamos todas as pessoas que querem praticar desporto e não o conseguem.

O que falta fazer pelo Desporto Adaptado – e pelo Judo – em Portugal?

Na minha opinião o que falta fazer pelo judo e pelo desporto em geral é a ligação entre a escolas e os clubes, todas as crianças e jovens deveriam ter a oportunidade de após acabarem as suas aulas poderem ir treinar para adquirir competências mentais, físicas, e sociais, para assim serem devidamente formadas como pessoas, em que o desporto se torna uma ferramenta para a sua felicidade.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Edição Atual

Artigos que poderá gostar

Judo

A judoca Telma Monteiro confirmou, esta semana, que encerrou o seu percurso olímpico ao não apurar-se para Paris-2024, numa conversa com os jornalistas na...

Judo

Sérgio Pina foi reeleito presidente da Federaçao Portuguesa de Judo (FPJ), para o quadriénio 2024-2028, na Assembleia Geral eleitoral do organismo realizada na sede...

Desporto Olímpico

A judoca Patrícia Sampaio conquistou, esta quinta-feira, a medalha de bronze em -78 kg nos JO Paris-2024, após bater a japonesa Rika Takayama por...

Judo

A sportinguista Jéssica Inchude alcançou, no passado sábado, nos Campeonatos de Portugal, em Coimbra, o ‘passaporte’ para Paris2024 no lançamento do peso, após alcançar...

©2022 - SportMagazine - Revista de Treino Desportivo.
Todos os direitos reservados. Quântica Editora - conteúdos especializados, Lda. Praça da Corujeira, 30 4300-144 Porto, Portugal.
Website desenvolvido por Renato Sousa.